Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Uso consciente do ar-condicionado

Pequenas atitudes, uma grande causa


- Atualizado em Número de Visualizações:

As altas temperaturas aumentam a demanda por sistemas de refrigeração, como ar-condicionado, o que também eleva o consumo de energia.

É importante estarmos atentos às dicas para refrescar o ambiente e ao uso adequado dos equipamentos para contribuirmos para um planeta mais sustentável.

O TJMG aplica, em suas novas obras, e nas adaptações de edificações antigas, a utilização de telhas termoacústicas. Essa diretriz contribui para a diminuição da carga térmica proveniente dos raios solares, deixa o ambiente mais agradável e reduz a necessidade de uso de aparelhos, como ar-condicionado e ventiladores.

Os novos prédios do TJMG também possuem, em sua arquitetura, brises – um termo abreviado do termo original francês, brise-soleil, que significa “quebra-sol” – para reduzir a carga térmica proveniente dos raios solares e, com isso, diminuir a necessidade de uso do ar-condicionado.

Dicas da Semana

Experimente estas práticas com os aparelhos de ar-condicionado:

  • A temperatura ideal do ar-condicionado é de 23 °C. Menos que isso forçará demais o compressor do aparelho e gastará mais energia;
  • Ao usar o ar-condicionado, mantenha as persianas fechadas. A entrada de luz natural faz com que os ambientes fiquem mais quentes, aumentando o gasto de energia pelo ar-condicionado.
  • Evite ligar e desligar o aparelho em um curto período de tempo.
  • Mantenha a limpeza frequente do filtro do aparelho.
  • Na hora da compra, dê preferência para os que têm selo Procel ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”.

 

Juntos, podemos fazer a diferença!

*