A Galeria de Arte do TJMG traz a exposição "Vida - um movimento têxtil", da artista Ana Bouissou.
As obras ficarão expostas no hall do Edifício-Sede (av. Afonso Pena, 4001, Serra), de 23 de setembro a 15 de outubro de 2025.
Esta exposição reúne audiodescrição de oito obras, que foram criadas para serem tocadas. Sendo assim, elas permitem que o público explore texturas, formas e materiais com as mãos, oferecendo uma experiência tátil, que apresenta a linguagem da artista de forma sensível e direta.
ANA BOUISSOU
Ana Bouissou é artista visual, nascida em Belo Horizonte, em 1967, onde vive e trabalha. Graduada em Engenharia Civil, iniciou sua trajetória artística no design de joias, área em que recebeu três prêmios, incluindo o de Designer Revelação. Sua produção transita por diversas linguagens, com destaque para o trabalho têxtil manual, que resgata memórias e ancestralidades. Aborda temas, como consciência, corpo, movimento e identidade.
Comprometida com o desenvolvimento humano e com questões ambientais, investe em cursos livres de artes visuais, história da arte, filosofia, fotografia e escrita criativa, ampliando sua pesquisa estética e conceitual.
Em seu processo criativo, a arte têxtil dialoga com o texto poético, como forma de costurar afetos e narrativas. O gesto do bordado e da composição visual entrelaça-se à palavra escrita, revelando uma poética do tempo e do corpo, na qual fio e verso se tornam extensão da mesma linguagem.
Desde 2019, expõe como artista visual, com individuais na Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Consciência é Verbo e Nós), no Centro Cultural Idea (Encontros), e participa na coletiva Coletivarte, na Galeria da CEMIG. Atua também como cenógrafa e fotógrafa em espetáculos de música e dança, e lançou, em 2025, seu primeiro livro de poemas.
Venha prestigiar!
Leia mais:
-
Acesse o catálogo da mostra.
-
Galeria de Arte do TJMG, no Portal TJMG > Ações e Programas > TJMG Cultural
*