No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. No Brasil, há alguns anos, escolheram o mês de março por ser um mês de luta dedicado às mulheres, para trabalhar ações de saúde, com ênfase no controle do câncer do colo do útero, denominando a campanha Março Lilás. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA - o câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse tipo de câncer leva anos para se desenvolver e, na fase inicial, pode não apresentar sintomas. Por isso, a importância de se realizar, anualmente, o exame preventivo.
Existem dois tipos de exames de rastreamento para o câncer do colo do útero:
- O exame de Papanicolaou (às vezes chamado de "Papanicolau");
- O teste do papilomavírus humano ou "HPV".
Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Fator de risco
O mais importante para o câncer do colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Mulher, você já fez seu exame preventivo neste ano?
Cuide-se, faça o exame, vacine-se e viva bem!
Prevenir é a melhor forma de se cuidar!
Fontes:
Oncominas
https://sbradioterapia.com.br/noticias/gerais/marco-lilas-mes-da-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-colo-de-utero/
*