Rosa em outubro, cuidado o ano todo!
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais apoia a campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é a conscientização sobre o câncer de mama, sua prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama, causado pela multiplicação desordenada de células anormais, é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos de neoplasia a cada ano. Apesar da alta incidência, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, quando detectados no início da doença. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.
Embora mais comum em mulheres, o câncer de mama também pode acometer homens, e representa 1% do total de casos.
Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) chama a atenção para a prevenção tanto do câncer de mama quanto do colo do útero. Este último também se beneficia do diagnóstico precoce e pode ser prevenido pela vacinação contra o HPV, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única.
Olhe, apalpe e sinta suas mamas.
Conhecer o próprio corpo é essencial para identificar alterações suspeitas. Além de atentar aos sinais, por meio do autoexame, a realização periódica da mamografia é também indispensável.
Acompanhe a campanha na página Outubro Rosa.
*