O Tribunal de Justiça de Minas Gerais apoia a campanha Janeiro Branco, mês da promoção do bem-estar da saúde mental e emocional. Durante este mês, debates acerca do tema são fomentados e colocados em pauta, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir adoecimentos psicológicos.
Embora janeiro seja o mês escolhido para abordar o público quanto à relevância do tema, vale sempre lembrar que os cuidados devem persistir durante todo o ano. Em 2025, com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, o alerta é claro: para uma melhor qualidade de vida, tanto física quanto mental/emocional, é necessário cuidados constantes.
Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão e instituída oficialmente pela Lei n°14.556, em 2023, a campanha Janeiro Branco é uma oportunidade para que as pessoas pratiquem a empatia consigo mesmas e, assim, sem julgamentos e preconceitos, percebam a importância de cuidarem daquilo que possuem de mais valioso: sua saúde mental e emocional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade. Além disso, o Brasil é o 4° país com a população mais estressada do mundo, conforme o “World Mental Health Day 2024”.
Você sabe reconhecer os transtornos mentais? Identifique os sinais.
Os transtornos mentais se caracterizam pelo estado emocional de sofrimento persistente. Caso perceba alguns dos sintomas, procure ajuda!
-
Ansiedade
A ansiedade é uma reação do organismo a uma preocupação futura, que gera um desconforto emocional excessivo e prejudicial.
Sintomas: preocupação exacerbada, agitação, nervosismo, tensão muscular, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, entre outros.
-
Depressão
É uma doença crônica que produz mudanças de humor e grande redução de vontade em realizar as atividades diárias.
Sintomas: caracteriza-se por tristeza permanente, desânimo, dores físicas, desconcentração, desesperança.
-
Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH)
É um transtorno neurológico de causas genéticas.
Sintomas: falta de atenção, inquietação, dificuldade em terminar atividades diárias.
-
Burnout
É um distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastantes.
Sintomas: exaustão extrema, dor de cabeça, alterações no apetite, insônia, insegurança, sentimentos de fracasso, alterações de humor repentinas.
Como e onde buscar ajuda?
Saúde mental não é frescura! Respeite os seus limites.
Se precisa de tratamento, procure um profissional capacitado (psicólogo e psiquiatra) e evite que sua vida pessoal, profissional e momentos simples do cotidiano sejam afetados.
Orientações
- CVV: O Centro de Valorização da Vida presta apoio emocional e prevenção ao suicídio, por meio de atendimentos durante 24 horas, que podem ser realizados via ligações, sem cobranças (188), chat, e-mail ou pessoalmente, sob sigilo e anonimato.
- CERSAM/CAPS: Os centros públicos de saúde mental da região são lugares que oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade, em casos de sofrimento psíquico.
- Adote hábitos saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação.
- Faça atividades prazerosas e terapias alternativas, como massagem, meditação e yoga.
Saiba mais no site oficial da campanha Janeiro Branco:
https://janeirobranco.org.br/
*