Amanhã, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância desse recurso essencial à vida. Em 2025, o tema escolhido é “Preservação das Geleiras”, um alerta para o derretimento acelerado das massas de gelo, que tem tornado o ciclo da água mais imprevisível e afetado o equilíbrio ambiental. Esse fenômeno tem como principal causa a alta emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, responsável pelo aumento da temperatura global.
Por isso, para contribuirmos com a preservação dos recursos hídricos, é fundamental adotarmos práticas sustentáveis. Neste ano, o TJMG publicou a Portaria Conjunta nº 1.633/PR/2025, que visa ao uso sustentável da água, em seus prédios. A norma restringe o consumo de água às atividades essenciais, proíbe o uso desnecessário e exige monitoramento constante para evitar desperdícios.
Além disso, o Tribunal possui regras para compra de bens e contrações de serviços e obras que priorizam critérios e práticas de sustentabilidade. Uma delas é a aquisição de torneiras automáticas, que reduzem o consumo de água entre 35% e 80%, em comparação às convencionais, e descargas com caixa acoplada de duplo comando, que economizam até 40% de água.
Você também pode adotar práticas simples no seu dia a dia para economizar esse recurso vital, como:
- Evitar banhos longos.
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos.
- Regar as plantas em temperaturas amenas, para evitar que a água evapore rapidamente.
- Verificar e corrigir vazamentos imediatamente.
- Armazenar água da chuva para reutilizá-la em outras atividades.
- Usar balde em vez de mangueira, ao lavar o carro.
- Estabelecer um dia para lavar roupas e sempre utilizar a máquina no modo econômico.
- Reutilizar a água da máquina de lavar para outras tarefas.
Pequenas atitudes, uma grande causa!
Conheça outras ações sustentáveis do TJMG, na página "Sustentabilidade", disponível em Ações e Programas > Sustentabilidade.
*