25 de novembro é o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data, celebrada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, presta homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, violentamente torturadas e assassinadas, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
O Dia Laranja, como também é conhecida a data, convoca à mobilização, não somente em novembro, mas também em todo dia 25, alertando para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas.
Justiça pela paz em casa
Durante toda esta semana, o TJMG realiza mais uma edição da campanha Justiça pela paz em casa. Além do esforço concentrado de julgamento dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, estão sendo realizadas ações para dar visibilidade ao assunto e estimular a criação de medidas de prevenção e proteção. Nesta 19ª edição do evento, o TJMG assinou um acordo para a criação da Central de Monitoramento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar no Estado de Minas Gerais.
Saiba mais dos programas do TJMG de atendimento à mulher, na página do Portal TJMG > Institucional > Atendimento à Mulher.
*