O Dia do Voluntariado, celebrado internacionalmente em 5 de dezembro, foi instituído pela ONU há 40 anos para reconhecer e valorizar aqueles que dedicam seu tempo e competências para construir um mundo melhor, mais seguro, solidário e pacífico.
O TJMG abraça esse compromisso, durante todo o ano, por meio de campanhas solidárias, doações, projetos sociais e ações que mobilizam servidores, magistrados e comunidade e levam apoio a quem mais precisa.
O serviço voluntário é a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, esportivos, ambientais, recreativos ou de assistência à pessoa que vise ao benefício e à transformação da sociedade com o engajamento de voluntários.
(Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e Decreto nº 9.149, de 28 de agosto de 2017)
Núcleo de Voluntariado
O voluntariado e as questões relacionadas fazem parte da pauta de governança do TJMG.
Em 2016, foi criado o Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça - NV/TJMG, com a finalidade de fortalecer a rede de voluntariado em Minas Gerais, difundir essa cultura no Poder Judiciário e coordenar as ações desenvolvidas no Tribunal.
Campanhas
Com o apoio do Núcleo, diversas iniciativas já beneficiaram pessoas em todo o estado: doações de cobertores, sacos de dormir, brinquedos, livros, alimentos e itens de higiene foram destinados às Apacs femininas, hospitais e para a população em situação de vulnerabilidade.
Em 2025, queremos incentivar o engajamento e a troca de experiências, relembrar nossa trajetória e demonstrar como a solidariedade integra a cultura do Tribunal.
Acompanhe as publicações em nossas redes sociais, nos murais digitais dos edifícios do TJMG e no Portal.
Aqui, a Justiça também se faz com empatia.
Leia mais:
-
Portal TJMG > Ações e Programas > Núcleo de Voluntariado
*