Está aberta a consulta pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre as propostas de Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025. Essa é uma oportunidade para que cidadãos participem ativamente da construção das prioridades do Judiciário brasileiro para o ano de 2025.
As Metas Nacionais representam o compromisso firmado anualmente pelos presidentes dos tribunais brasileiros em prol da melhoria da prestação jurisdicional. As propostas apresentadas são resultado de conversas e debates entre juízes e servidores dos tribunais brasileiros, além de análises realizadas pelo CNJ.
A consulta está disponível até 8 de novembro de 2024, pelo formulário disponível no site do CNJ.
Entre as propostas, estão 10 metas, sendo que a Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos – é considerada de monitoramento contínuo e não aparece na consulta. As demais metas propostas são:
- Meta 2: Julgar processos antigos
- Meta 3: Estimular a conciliação
- Meta 4: Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
- Meta 5: Reduzir a taxa de congestionamento
- Meta 6: Impulsionar os processos de ações ambientais
- Meta 7: Priorizar o julgamento dos processos relacionados aos direitos das comunidades indígenas e quilombolas
- Meta 8: Priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres
- Meta 9: Estimular a inovação no Poder Judiciário
- Meta 10: Promover os direitos da criança e do adolescente
Depois da participação, o resultado será analisado pelo Conselho Nacional de Justiça. As Metas Nacionais para 2025 serão votadas pelos presidentes dos tribunais no 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário.
Acesse aqui, para mais informações sobre as Metas Nacionais para 2025.
Saiba das consultas públicas realizadas pelo CNJ.
*