Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Zorba, o grego

O filme Zorba, o Grego é, antes de tudo, uma homenagem à liberdade! É a tradução poética da simplicidade e da sabedoria de um homem, um rude camponês.


Baseado em livro homônimo de autoria do escritor grego Nikos Kazantzakis, publicado em 1946 na Grécia e em 1952 na versão inglesa, o romance tem como personagem principal um homem chamado Alexis Zorba, que, por sua vez, foi inspirado em um trabalhador de minas: George Zorbas (1867-1942).


Transportado para o cinema (produção greco-americana de 1964), o filme foi dirigido por Michael Cacoyannis. O personagem-título foi interpretado por Anthony Quinn – que não era grego, mas sim irlandês-mexicano. Antonio Rodolfo Quinn Oaxaca era o seu verdadeiro nome.


O filme conta a história de um escritor inglês, Basil (Alan Bates), que herdou do seu pai grego uma mina. Ele conhece um camponês, Zorba, que foi minerador, e é convencido por este a contratá-lo.


O escritor inglês e uma jovem viúva, desejada por muitos homens da aldeia, acabam se apaixonando, porém a timidez daquele dificulta o namoro, e quando este, finalmente, torna-se realidade, acontecimentos trágicos se desenrolam. O projeto de Zorba, referente à mina, também é frustrado, e Basil decide regressar à Inglaterra. Antes, porém, pede que Zorba o ensine a dançar.


A música do filme, Sirtaki, de Mikis Theodorakis, tornou-se famosa e popular como canção e dança grega. A famosa cena do Zorba dançando o Sirtaki, rodada na praia de Stavros, tornou-se um ícone do cinema.


Assistir ao filme nos conduz a uma deliciosa reflexão sobre a simplicidade de um homem rude, mas possuidor de uma esplendorosa maneira de amar. Por isso o filme é uma grande lição e um convite à sabedoria de viver a vida a cada minuto, retirando a alegria das coisas simples.


O filme recebeu sete indicações ao Oscar e ganhou em três categorias: melhor atriz coadjuvante para Lila Kedrova, melhor direção de arte para Vassilis Photopoulos e melhor fotografia para Walter Lassaly, além de outros importantes prêmios.

 

24/09/2015

Quinta-feira - 19h

TJMG - Auditório do Anexo II

R. Goiás, 253 - Centro - BH

Outras páginas desta área