O Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - NUCOP, instituído pela Resolução n.º 1.039/2023, tem por objetivo promover e facilitar a prática de atos de cooperação judiciária, intermediar o concerto de atos entre os sujeitos cooperantes e ajudar na solução dos problemas dele decorrentes. Ademais, possui a função de sugerir diretrizes gerais, harmonizar rotinas e procedimentos de cooperação, consolidar dados e as boas práticas junto ao TJMG.
A cooperação judiciária nacional abrange a realização de atividades administrativas e o exercício das funções jurisdicionais, com dimensão ativa, passiva e simultânea entre os órgãos do Poder Judiciário e, ainda, interinstitucional entre os órgãos do Poder Judiciário e outras instituições e entidades que possam contribuir para a administração da justiça.
As diretrizes e procedimentos sobre a cooperação judiciária estão estabelecidas pela Resolução n. 350, do CNJ.
Os atuais componentes do NUCOP foram designados pela Portaria n. 6.220/2023, do TJMG.
As demandas direcionadas ao Núcleo de Cooperação Judiciária deverão ser encaminhadas através do formulário ou através do Sistema SEI do TJMG, para a unidade "NUCOP - Núcleo de Cooperação Judiciária".