Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cidadão Kane

Cidadão Kane, de 1941, é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, sendo que alguns o consideram “o melhor filme de todos os tempos”. A genialidade de Orson Welles é um dos grandes elementos da qualidade desse filme, pois o Welles tinha 25 anos quando dirigiu, produziu, protagonizou e foi corroteirista de Cidadão Kane. E com tal idade já era famoso, em razão de ter transmitido um programa de rádio, em 1939, que simulava uma invasão de marcianos nos Estados Unidos. A RKO Pictures concedeu ao Orson Welles privilégios jamais concedidos a um novato: liberdade de ação e muita verba! Além disso, defendeu a exibição do filme, quando o magnata de comunicações William Randolph Hearst usou de todo o seu poder e dinheiro para impedir a exibição, posto que entendeu que a obra era sobre a sua trajetória.

 


A trama gira em torno de uma palavra – “rosebud”. A história conta como o repórter Thompson (Joseph Cotten) reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane (Welles), buscando decifrar o significado de sua última palavra no leito de morte: “rosebud”. A morte de Kane comovera a nação, e descobrir o porquê daquela palavra se torna uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida atribulada.

 

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afinal: o que passara pela mente de um homem como Foster Kane, que teve tudo em sua vida, para pronunciar uma única palavra, tão misteriosa, em seu leito de morte? A palavra é intrigante porque nenhum dos seus amigos íntimos ouviu em toda sua vida  qualquer menção a ela, e não fazem a menor ideia do que isso possa significar. Toda a vida de Kane é passada diante dos olhos do espectador e, com isso, em toda sua vida pública, repleta de escândalos e luxo, em nenhum momento é demonstrado claramente o que a palavra “rosebud” poderia significar.


O filme revolucionou a técnica cinematográfica, com o uso de flashbacks, sombras, longas sequências sem cortes, tomadas de  baixo para cima, distorção das imagens para aumentar a carga dramática; a ilumina­ ção é pouco convencional, o foco transita do primeiro plano para o background, os diálogos são sobrepostos e os closes usados com contenção. Revolucionário! Foi indicado para o Oscar de: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia. Mas recebeu apenas o Oscar de Melhor Roteiro.

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