
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais apresenta sua campanha para o Carnaval 2025, marcada pelo bom humor característico dessa festividade.
A ação foi inspirada na trend (conteúdo recorrente) amplamente usada nas redes sociais. Quando se deparam com situações cotidianas que causam irritabilidade, internautas costumam publicar comentários que incluem frases do tipo “quase perdi meu réu primário”.
Assim, para alertar a população sobre condutas inadequadas que podem levá-los para a cadeia e informar sobre os serviços de plantão da Instituição durante o feriado, o TJMG criou O Bloco Não Perca o Réu Primário”.
temas abordados
- Informação sobre os serviços de plantão, as audiências de custódia e o funcionamento dos juizados especiais
- Respeito à diversidade: homofobia, transfobia e racismo são crimes
- Violência contra as mulheres
- Abuso contra criança e adolescente é crime
- Dirigir embriagado é crime
- Vender bebida para menores de 18 anos é crime
ESTRATÉGIAS
A campanha foi estruturada em 8 estratégias:
- Série de posts no Instagram com marchinhas de carnaval

#Bloco não perca o réu primário
Viva o Zé Pereira
Viva o Zé Pereira
Viva o Zé Pereira
Viva o Carnaval
A folia começou e você não quer perder o réu primário? Siga o nosso bloco e curta um Carnaval de RESPEITO!

#Bloco não perca o réu primário
Ó, abre alas, que eu quero passar.
Pedir passagem com educação e respeito é o melhor caminho para não brigar no carnaval.
#Bloco não perca o réu primário
Sassassaricando
O brotinho, a viúva e a madame
O velho, na porta da colombo,
É um assombro
Sassaricando.
Fantasia pode mudar, identidade não. Homofobia e transfobia são crimes.
#Bloco não perca o réu primário
Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não!
E vender bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime! Fique atento!
- Série de Vídeos no TikTok, com trends dessa rede social
- Série de drops para a Rádio TJ Minas
- Série de figurinhas
As figurinhas da campanha foram encaminhadas àqueles que têm número cadastrado no WhatsApp do TJMG:
- Folder para os postos “Posso Ajudar? da Belotur
- Folheto para hotéis e aeroporto
- Ventarola para distribuição em blocos
- Peças para mídias digitais da Rodoviária
campanha para o público interno
O objetivo é apresentar a campanha de Carnaval e convidar o nosso público interno a acompanhar as postagens e a compartilhar as figurinhas.