Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Revisão do planejamento em 2013

O Planejamento Estratégico do Tribunal vem se consolidando ao longo dos anos. Sua revisão é feita anualmente, em busca de objetivos, metas e estratégias norteadoras das ações a serem implementadas no âmbito do Judiciário de Minas. No primeiro semestre da gestão do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, fez-se a revisão do planejamento. Em seguida, o Órgão Especial aprovou a Resolução 738, de 27 de setembro de 2013, que modificou alguns dispositivos da Resolução 638/2010, que “dispõe sobre o Planejamento Estratégico no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais”. As alterações realizadas aperfeiçoaram os componentes básicos do Planejamento Estratégico: a missão, a visão, os valores, as perspectivas, os temas e os objetivos, que estão disponibilizados no Mapa Estratégico da Instituição.

Além disso, foi desenvolvido o Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) pela Diretoria Executiva de Informática, com o suporte do Núcleo Técnico de Tecnologia da Informação (NTTI). Esse planejamento atendeu à Resolução 99 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de estar alinhado com o Planejamento Estratégico Institucional. Esse trabalho foi apreciado pelo Comitê Estratégico e aprovado pelo Órgão Especial, e sua formalização ocorreu por meio da publicação da Resolução 732, de 27 de junho de 2013. Outro desdobramento foi o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da área de Desenvolvimento de Pessoas, elaborado
conforme os requisitos estabelecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e pelo CNJ. Como resultado do planejamento, vale ressaltar a implementação do projeto Processo Eletrônico do TJMG. Outra ação estratégica a ser destacada é a que culminou com a instituição do Fundo Estadual do Poder Judiciário.