Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Quais são as principais atribuições da Auditoria Interna?

1 - Verificar os resultados da gestão do Tribunal de Justiça, quanto à sua economicidade, eficiência e eficácia, com foco nas gestões contábil, orçamentária, financeira e patrimonial, através de auditorias internas, regularmente realizadas, nos atos de gestão administrativa em geral, principalmente nos relativos a  recursos humanos, procedimentos licitatórios, dispensas e inexigibilidades de licitações, contratos em geral, sistemas informatizados, obras, concessão de diárias de viagens e de regime de adiantamentos, conciliações bancária e patrimonial.

 

2 - Elaborar, anualmente, o Relatório de Auditoria que compõe a Prestação das Contas do Tribunal de Justiça, o qual conterá:

a) - a avaliação do cumprimento das metas previstas no PPAG - Plano Plurianual de Ação Governamental, na LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Loa - Lei Orçamentária Anual.

b) - a declaração de que foi verificada e comprovada a regularidade dos atos de gestão financeira, orçamentária, contábil, patrimonial e administrativa, avaliando sua legalidade, eficácia e eficiência.

A Auditoria Interna busca, pois, examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, bem como apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos, sempre alinhada aos objetivos e metas fixados pela Administração.

 

Como se percebe, o papel da Auditoria Interna é bastante amplo e tem fundamental importância, devendo ser exercido em sua plenitude, a fim de que possa estar presente em todas as atividades da Organização, sendo certo que à Audit não compete gerir concomitantemente com a área, pois não constitui atribuição sua realizar uma co-gestão. É inadequado acreditar que a Auditoria Interna é responsável pelo controle prévio das operações do Tribunal. Cada área é responsável pelo controle interno de suas atividades e de suas competências. O auditor é, por característica, um especialista na revisão dos controles internos e, por isso, é natural que detecte imperfeições e incorreções de procedimentos na execução das tarefas.

 

O propósito da Auditoria Interna é auxiliar os membros da Instituição a desincumbirem-se eficazmente de suas responsabilidades, por meio de análises, avaliações, recomendações e informações relativas às atividades examinadas.