Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Um guardião da Justiça

Presidente Nelson Missias de Morais presta homenagem a Ricardo Malheiros Fiúza


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-ricardo-fiuza-24.06.19.jpg
Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza dedicou-se ao Poder Judiciário por mais de 40 anos

Pode parecer lugar comum dizer que a perda de determinada pessoa é irreparável, mas há situações em que esta expressão é insubstituível. É o que ocorre agora quando queremos nos manifestar sobre a morte do professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza, ocorrida no último dia 21.

Jurista, professor, gestor, editor, articulista, em todas as suas atividades, ele assumiu dois temas como centrais: a Justiça e a Fraternidade, a boa convivência entre as pessoas.

Durante mais de 40 anos, ele se dedicou ao Poder Judiciário, exercendo as mais variadas funções, seja junto ao Tribunal de Justiça, como diretor-geral, seja na Escola Judicial Edesio Fernandes (Ejef), na qual contribuiu decisivamente para a formação de inúmeros magistrados e servidores.

Como docente, trabalhou também na Faculdade de Direito Milton Campos, na qual foi agraciado com o título de Professor Emérito, na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e foi diretor-adjunto da Escola Nacional da Magistratura. Foi, ainda, assessor judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo dirigido projetos de normas judiciárias para o Timor-Leste.

Autor de diversos artigos e livros jurídicos, foi editor adjunto da Del Rey, uma das mais expressivas editoras de livros jurídicos do País, condição que conquistou, em grande parte, pela sua capacidade de atrair bons autores e pelo cuidado que dedicava às edições.

Destacou-se também pelos textos literários, em especial aqueles em que tratava da cultura portuguesa, de que era um aficionado; era um lusófilo, como gostava de dizer. Por sua obra literária, chegou à titularidade na Academia Mineira de Letras, sendo o quinto ocupante da cadeira de número sete.

A riqueza do currículo do professor Ricardo Fiuza, todavia, não superava a sua lhaneza de trato, sua fidalguia e sua generosidade no contato com as pessoas, conjunto que o transformou em uma unanimidade no Tribunal de Justiça, tanto junto aos magistrados, quanto junto aos servidores, que viam nele um companheiro e jamais um superior, sempre dedicado a cumprir um só objetivo: tornar a aplicação da Justiça cada vez mais eficaz e célere.

Sua perda, como disse, é irreparável e em homenagem a ele o que nos resta é continuar perseguindo esse objetivo que norteou toda sua vida.

Nelson Missias de Morais
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Este artigo foi também publicado no jornal Estado de Minas e no portal da Academia Mineira de Letras.