Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Última edição da Oficina Gerencial e Jurídica é realizada em Diamantina

Evento aconteceu no 24º Núcleo Regional da Ejef


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, nesta quinta-feira (6/6) e sexta-feira (7/6), a 24ª e última edição da Oficina Jurídica e Gerencial, no Fórum Joaquim Felício, em Diamantina, Região Central de Minas. Também foram feitas visitas a escolas como parte do Programa Conhecendo o Judiciário.

Not-1---Oficina-Juridica-em-Diamantina.jpg
Mesa de honra durante a abertura da 24ª Oficina Jurídica e Gerencial na Comarca de Diamantina, na manhã desta sexta-feira (7/6) (Crédito: Divulgação/TJMG)

O objetivo desses encontros foi estimular a análise e o debate de temas do Direito, gerenciais e humanossociais, possibilitando a troca de experiências e conhecimento para o constante aprimoramento jurídico e gerencial do Judiciário mineiro. O foco das oficinas é ampliar e fortalecer as ações da Ejef na capital e no interior de Minas Gerais, de modo a se aproximar e atender às necessidades de formação e desenvolvimento de cada região. 

No primeiro dia, foi realizada uma reunião com gestoras, gestores, assessoras, assessores, assistentes sociais, psicólogas, psicólogos, servidoras e servidores dos foros das comarcas pertencentes ao Núcleo Regional da Ejef de Diamantina. Em seguida, aconteceu um encontro com magistradas e magistrados, presidido pela superintendente-adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel.

“Este foi o último encontro dessa gestão e fechamos com chave de ouro, após reuniões muito produtivas e profícuas. Tivemos uma interação maravilhosa com servidores e magistrados de todos os núcleos. Desenvolvemos diversas atividades para melhorar a prestação jurisdicional e, principalmente, o atendimento ao cidadão”, disse a desembargadora.

A 24ª Oficina Jurídica e Gerencial promoveu troca de experiências e apresentou propostas para a área de gestão de pessoas e de processos de trabalho, além de sugestões para a realização de cursos pela Ejef que atendam às demandas da região e o estímulo à continuidade das visitas às escolas. O núcleo de Diamantina inclui os municípios de Conceição do Mato Dentro, Corinto, Curvelo, Itamarandiba, Minas Novas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Serro e Turmalina.

Nesta sexta-feira (7/6), foram realizadas as oficinas gerencial, jurídica e humanossocial. Participaram da mesa de honra o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo, representando o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; o coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Diamantina, juiz Bruno Dias Junqueira Pereira; o juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Prosdocimi; e o diretor executivo da Gestão da Informação Documental (Dirged), Thiago Israel Simões Doro.

Dever cumprido

Para o juiz Carlos Márcio de Souza Macedo, que participou de todas as 24 oficinas em comarcas do estado, a sensação é de dever cumprido. “Eu tenho orgulho de ter participado de todos os núcleos regionais, do 1º ao 24º. Infelizmente, o desembargador Renato Dresch está representando o presidente do TJMG em outro evento e não pôde estar aqui, mas ele sempre nos liderou nesses eventos com muita tranquilidade, serenidade e horizontalidade, para atender a todos da melhor forma possível. Estamos muito satisfeitos com o resultado final desta ação”, disse o juiz auxiliar.

Not-5---Oficina-Juridica-em-Diamantina.jpg
O juiz Carlos Márcio de Souza Macedo representou o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, no evento  (Crédito: Divulgação/TJMG)

O coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Diamantina, juiz Bruno Dias Junqueira Pereira, agradeceu a iniciativa da Escola para as comarcas do interior. “Todas essas palestras, reuniões, visitas às escolas, são ações de suma importância para aproximar ainda mais o Judiciário da população e de grande valia para o desenvolvimento e engrandecimento dos trabalhos aqui em Diamantina”, disse.

A diretora executiva da Dirdep, Ana Paula Prosdocimi, disse que o balanço superou as expectativas. “Foi muito importante poder conhecer de perto a realidade e as necessidades dos servidores e magistrados de cada região. Fechamos esse trabalho sabendo que impactamos a vida de mais de duas mil pessoas nos núcleos, entre servidores e magistrados da casa, além de mais de cinco mil alunos nas escolas que nós visitamos."

Ela também fez questão de agradecer a iniciativa do desembargador Renato Dresch em realizar essas oficinas. “Fez toda diferença ele ter tido esse olhar e essa energia para rodar conosco o estado. A semente foi plantada em cada um dos núcleos e vai florescer, com a presença da Ejef em todas as regiões”, complementou.

Not-4---Oficina-Juridica-em-Diamantina.jpg
A diretora da Dirdep do TJMG, Ana Paula Prosdocimi, fez um balanço muito positivo da iniciativa e acredita que as oficinas darão muitos frutos (Crédito: Divulgação/TJMG)

Gestão de pessoas e Inteligência Artificial

A oficina gerencial contou com palestra do juiz Robert Lopes de Almeida, com o tema “Gestão de Processos e Gestão de Pessoas”, mediada pelo juiz Carlos Márcio de Souza Macedo. Foram abordados pontos como produtividade e saúde do trabalhador. Também foram realizadas atividades em grupo e discussão sobre os temas tratados.

A etapa jurídica foi realizada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, diretor executivo de Informática (Dirfor) e também coordenador da Unidade Avançada em Laboratório (UAI-Lab). Ele falou sobre “Inteligência Artificial e Poder Judiciário”, abordando o impacto das novas tecnologias na atividade jurisdicional. "Foi uma oportunidade de mostrar como o chatGPT pode ser usado no dia a dia, na prática, e o impacto dessa ferramenta na sociedade e no Direito", explicou.

O tópico humanossocial foi abordado pelo servidor Gilberto Rodrigues, da Comarca de João Monlevade, e pela servidora da Comarca de Diamantina Lilian Freire Ferreira. A etapa incluiu atividades de reflexão individual, palestra, troca de experiências e histórias compartilhadas.

Not-6--Oficina-Judiciaria-em-Diamantina.jpg
O juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria deu palestra sobre o tema "Inteligência Artificial e Poder Judiciário" (Crédito: Divulgação/TJMG)

Conhecendo o Judiciário

Durante os dois dias de evento, foram realizadas visitas a escolas e a uma universidade dentro do Programa Conhecendo o Judiciário. Magistradas, magistrados, servidoras e servidores estiveram com estudantes de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Acadêmica de Diamantina e alunos do ensino fundamental das escolas estaduais Professora Izabel Motta, Professor Leopoldo Miranda e Professor Gabriel Mandacaru.

As visitas e palestras foram realizadas pelas desembargadoras Lílian Maciel e Maria Luíza de Marilac; pelos desembargadores Osvaldo Oliveira Araújo Firmo e Franklin Higino Caldeira Filho; pelos juízes Carlos Márcio de Souza Macedo, Robert Lopes de Almeida, Bruno Dias Junqueira Pereira e Letícia Vilhena, da Vara Única da Comarca de Conceição do Mato Dentro; pela diretora Ana Paula Prosdocimi e pelo diretor Thiago Doro; pelo diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) do TJMG, Fernando Rosa; pela gerente administrativa de Formação da Dirdep do TJMG, Lorena Assunção Belleza Colares; pelo gerente da Gerência de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Gejur), Claudiciano Pereira; pela servidora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial (Codhus) Marília Miranda e pela servidora Lilian Freire Ferreira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial