Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TRE-MG empossa dois novos juízes como membros substitutos

Jair Francisco dos Santos e Mauro Ferreira assumem os cargos para o biênio 2025/2027


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Posse-Juizes-Jair-Francisco-e-Mauro-Ferreira-no-TRE.jpg
A solenidade de posse dos dois magistrados foi realizada no auditório do TRE-MG ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representou o presidente Luiz Carlos Corrêa Junior na solenidade de posse dos juízes Jair Francisco dos Santos e Mauro Ferreira como membros substitutos, Classe Juiz de Direito, para o biênio 2025/2027, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral mineira, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, ocorreu nesta terça-feira (28/1) no auditório do TRE-MG, em Belo Horizonte.

Na condição de ex-presidente do TRE-MG, no biênio 2021/2022, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos afirmou ser uma grande honra representar o presidente Luiz Carlos Corrêa Junior na solenidade. “Sinto-me emocionado em retornar a esta Corte Eleitoral. Tenho grande respeito e consideração por esta casa, por tudo que aqui vivenciei na gestão e nos julgamentos", afirmou.

"Agora, o TRE-MG se renova ao receber mais dois brilhantes magistrados que vão contribuir muito para o engrandecimento do nome e da trajetória deste tribunal tão relevante. Agradeço ao presidente Corrêa Junior pela honra de representá-lo. Parabenizo o atual presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio, e os dois magistrados que tomaram posse”, completou o desembargador Marcos Lincoln.

O presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, saudou os novos magistrados que passam a integrar a Corte Eleitoral, desejando-lhes sucesso em suas trajetórias. “São dois magistrados experientes que vão contribuir significativamente para o engrandecimento do Tribunal Regional Eleitoral e com a democracia em Minas Gerais e no país”, afirmou o presidente Ramom Tácio.

Not-8---Posse-Juizes-Jair-Francisco-e-Mauro-Ferreira-no-TRE.jpg
O juiz Mauro Ferreira atuou como juiz eleitoral em Belo Horizonte durante as eleições de 2018 ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Novos desafios

O juiz Mauro Ferreira agradeceu a confiança depositada pelos desembargadores do TJMG, responsáveis pela indicação ao TRE-MG, para que possa exercer o que considera uma nobre função na magistratura.

“Adquiri muita experiência quando atuei como juiz eleitoral em Belo Horizonte nas disputadas eleições presidenciais de 2018. Agora, tenho novos desafios profissionais, além de um grande compromisso com a democracia e com a sociedade mineira”, ressaltou.

Antes de ingressar na magistratura mineira, em 2003, Mauro Ferreira atuou como defensor público. Como juiz, trabalhou nas Comarcas do Serro, Pirapora, Ibirité, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Atualmente, é titular da 8ª turma jurisdicional do Juizado Especial da Capital.

Momento especial

O juiz Jair Francisco dos Santos disse que chega ao TRE-MG com a expectativa de desenvolver um grande trabalho em prol da democracia no Estado. “É um momento especial na minha carreira, pois chego aos 20 anos de magistratura. Atuei como juiz eleitoral em 2008 na cidade de Araçuaí e, em 2024, em Belo Horizonte, momentos distintos que me proporcionaram grande experiência para hoje assumir este cargo na Corte Eleitoral de Minas Gerais”, afirmou o magistrado.

Not-6---Posse-Juizes-Jair-Francisco-e-Mauro-Ferreira-no-TRE.jpg
O juiz Jair Francisco dos Santos acumula experiência eleitoral em Araçuaí e em Belo Horizonte ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Antes de ingressar na magistratura em Minas gerais, em 2005, Jair Francisco dos Santos exerceu a função de delegado de Polícia no Distrito Federal. No TJMG, atuou nas Comarcas de Paracatu, São Gotardo, Araçuaí e Patrocínio até chegar à de Belo Horizonte. Na capital, destacou-se como juiz auxiliar da Presidência do TJMG, entre 2018 e 2022, nas gestões dos desembargadores Nelson Missias de Morais e Gilson Soares Lemes, atuando nas áreas de engenharia e segurança institucional.

Em 2022, o magistrado, que também integrou o Programa Novos Rumos do Judiciário estadual, assumiu o cargo de vice-presidente da Amagis.

Presenças

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; e os seguintes integrantes da Corte Eleitoral Mineira: a juíza Flávia Birchal de Moura; o desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes; o juiz Antônio Leite de Pádua; o juiz Vinícius Monteiro de Barros; o juiz Marcos Lourenço Capanema de Almeida; além dos dois empossados.
 
Também participaram da solenidade o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o procurador Regional-Eleitoral, José Jairo Gomes; o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, membro suplente da Corte Eleitoral; os desembargadores do TJMG Mariângela Meyer e Marcelo Milagres; o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MG, Carlos Donizeti Ferreira da Silva; a juíza auxiliar da vice-presidente do TRE-MG e da Corregedoria Regional Eleitoral, Cristiana Martins Ribeiro; o juiz Richardson Xavier Brant, representante da presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Rosimere das Graças do Couto; e a diretora geral do TRE-MG, Maria Sandra Cordeiro Azevedo Freire, além de familiares e amigos dos empossados. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial