
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) diplomou, nesta quarta-feira (18/12), os 41 vereadores eleitos em Belo Horizonte para a Legislatura 2025-2028 na capital. A solenidade, realizada no Minas Centro, em Belo Horizonte, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e foi transmitida pelo Canal do TRE-MG na plataforma YouTube.
O prefeito reeleito Fuad Noman não pôde comparecer à cerimônia por motivos de saúde. Ele enviou uma mensagem, lida durante o evento, justificando a ausência. O vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, esteve presente, mas optou em receber o diploma nesta sexta-feira (19/12), na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em solenidade restrita que deverá contar com a presença do prefeito Fuad Noman. A solenidade contou com a participação do Grupo de Câmara da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A diplomação dos eleitos, conduzida pelo titular da 27ª Zona Eleitoral e diretor do foro Eleitoral de Belo Horizonte e integrante do TRE-MG, juiz Jair Francisco dos Santos, é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. Todos os eleitos receberam um diploma da Corte Eleitoral, emitido pelo Foro Eleitoral de Belo Horizonte, documento que representa a condição para a posse em 2025. O calendário eleitoral estabelece que a diplomação deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. Cabe ao juiz eleitoral ou diretor do Foro Eleitoral de cada município definir a data e formato da entrega dos diplomas.

Cortes irmãs
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou a importância da diplomação para prefeito, vice-prefeito e vereadores da capital, e desejou a todos um excelente mandato. “É a conclusão vitoriosa do processo eleitoral, muito bem conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral sob a liderança do desembargador Ramom Tácio. O Tribunal de Justiça é uma corte irmã do TRE-MG e está aqui para prestigiar e demonstrar respeito pelo trabalho realizado. Também quero parabenizar a todos os diplomados e desejar que trabalhem em prol da população de Belo Horizonte. Todos têm uma missão muito importante a cumprir”, disse.
O presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, ressaltou que as eleições representam uma grande festa cívica, na qual o eleitor é o personagem mais importante em um Estado Democrático de Direito. “A diplomação dos eleitos é a entrega de um título que o torna apto a exercer seu mandato. Chegou a hora dos eleitos atenderem às expectativas da população e trabalharem por uma cidade melhor. Temos que valorizar sempre a nossa democracia”, frisou.
Compromisso
O diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Jair Francisco dos Santos, destacou a importância da valorização da democracia com a diplomação dos eleitos pelo voto popular. “A nossa Justiça Eleitoral se mantém com atuação firme, imparcial e segura. Precisamos de mais união, com respeito às diferenças e valorizando sempre a democracia. Parabenizo a todos os eleitos, que agora têm um grande compromisso com a cidade”, pontuou.

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, representante do governador Romeu Zema, parabenizou os novos vereadores da capital, prefeito Fuad Noman, reeleito, e o vice-prefeito Álvaro Damião, e desejou a todos uma grande gestão. “Belo Horizonte precisa de cuidados especiais, pois convive com problemas complexos e de difícil resolução. O governo do Estado quer estar muito próximo de vocês para trabalhar em prol de uma cidade melhor”, disse.
Dispositivo de honra
A mesa de honra do evento foi composta pelo presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; pelo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior; pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Jair Francisco dos Santos; pelo vice-governador do Estado, Matheus Simões; pelo deputado estadual João Victor Xavier; pelo desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, membro da Corte Eleitoral; pela defensora pública Emília Castilho; pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Denise Alves Horta; pelo procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes ; pelo corregedor eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens; pela secretária-geral da Câmara Municipal, vereadora Marcela Trópia; pelo secretário chefe da Casa Civil do Estado de Minas Gerais, Marcelo Aro; pelo advogado-geral Adjunto de Minas Gerais, Fábio Murilo Nazar; pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Garcia; pela delegada-chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gambogi Reis; pelo superintendente Regional da Polícia Federal, delegado Richard Macedo; pela integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Laila Ester Magalhães; pela diretora-geral do TRE-MG, Maria Santa Cordeiro Freire; e pela chefe de Cartório da 27ª Zona Eleitoral, Cláudia Alves Lopes.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial