Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Trabalho das Apacs é reconhecido em fórum mundial

O diretor da FBAC, Valdeci Ferreira, recebeu título de empreendedor social do ano


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os resultados positivos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade foram reconhecidos durante a realização do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, no último dia 14 de março, em São Paulo.

 

Na ocasião, o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Ferreira, foi premiado com o título “Empreendedor Social do Ano”, pelo trabalho que desenvolve junto às Apacs. A FBAC é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar e manter a unidade de propósitos das unidades da associação, incentivando a expansão da metodologia apaquiana. Atualmente, Minas Gerais conta com 39 Apacs, entre masculinas e femininas.

empreendedor-social-do-ano01.jpg
A cerimônia contou com a presença de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, entre outros convidados

A premiação é uma realização do jornal Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab, que há 14 anos premiam empreendedores da América Latina por suas boas práticas. Na ocasião, a presidente da fundação, Hilde Schwab, discorreu sobre o trabalho desenvolvido por Valdeci Ferreira há mais de 30 anos em favor da dignidade dos condenados.

 

Sobre o reconhecimento nacional e internacional das Apacs, Valdeci Ferreira declarou: “Penso que a FBAC e as Apacs nunca tiveram a repercussão que tiveram neste dia. Nossa profunda gratidão a todos os parceiros, amigos e colaboradores. Estamos juntos".

 

No Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), compete ao programa Novos Rumos incentivar a implantação e a consolidação do método Apac, que prima pela valorização humana.

 

Neste ano, em mais um fortalecimento da proposta, a Lei Estadual 22.864 determinou que 20% dos recursos orçamentários para criação de novas vagas no sistema prisional sejam destinados a unidades prisionais administradas por entidades civis, como é o caso das Apacs. A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais em 9 de janeiro de 2018. Acesse

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial