Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG vai reformular Portal e Intranet

Expectativa é que projeto seja concluído no 1º semestre de 2017


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) conclui na sexta-feira, 18 de novembro, a primeira fase dos trabalhos de reformulação do Portal TJMG e da sua intranet. Nesta etapa, magistrados, servidores, operadores da Justiça, jornalistas e cidadãos participaram de uma dinâmica, denominada inception, em que se buscou identificar os perfis dos usuários e coletar informações para subsidiar a nova arquitetura do portal e da intranet.

 

A ideia é que o Portal TJMG seja mais acessível e intuitivo para o público externo e que a intranet, voltada para magistrados e servidores, seja atrativa e ofereça conteúdo e serviços que auxiliem nas rotinas de trabalho. Os trabalhos técnicos estão sendo conduzidos pela empresa Working Minds, selecionada por licitação para a execução dos serviços.

 

Os servidores participantes trataram do Portal nos dias 8 e 9 de novembro e da intranet nos dias 16 e 17 de novembro. No mesmo período, magistrados, operadores do Direito, jornalistas e o público participaram de uma série de entrevistas também com o objetivo de identificar as principais expectativas de cada perfil de usuário. A plataforma Lumis, aplicação atualmente utilizada para criação e gestão do portal e da intranet, será mantida na reformulação.

 

O superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, agradeceu a disponibilidade dos participantes e destacou a importância da participação de todos na reformulação do Portal e da intranet do TJ. Ele destacou ainda a importância desse meio na prestação dos serviços à sociedade.

 

Técnico da empresa Working Minds, Diego Félix conduziu as dinâmicas e as entrevistas. Ele explicou que os trabalhos buscam alinhar as expectativas, nivelar o conhecimento e propiciar a troca de ideias. “Os servidores apontam o que é importante”, destacou o técnico em relação às dinâmicas com os servidores. 

 

O servidor Fábio Oliveira, lotado no Cejusc da comarca de Belo Horizonte, participou da dinâmica que tratou da intranet. Ele destacou a oportunidade de opinar e a interação que dinâmica proporcionou. Ele falou ainda da utilidade de uma distribuição proporcional dos conteúdos e disse acreditar que a facilidade desejada na reformulação pode ampliar o acesso ao Portal e à intranet.

 

Para o servidor Fernando Vieira, da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), a dinâmica “facilita o desenvolvimento do raciocínio e estimula as ideias”. Ele se disse satisfeito em participar do trabalho, uma vez que a atualização no Portal e intranet é um anseio de todos. Ele declara ainda que espera que a nova arquitetura do Portal e intranet facilite o acesso dos usuários.

 

Após a conclusão desta primeira etapa da reformulação, a empresa Working Minds vai elaborar uma proposta de Portal e intranet. Serão levadas em conta as informações recolhidas nas oficinas e entrevista, além dos conteúdos e serviços já oferecidos pela internet. O novo portal e a nova intranet serão implementados durante o primeiro semestre de 2017.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial