Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe visita de comitiva ucraniana

Grupo está no Brasil para entender métodos jurídicos adotados nos desastres de Mariana e Brumadinho


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-3---Reuniao-Comitiva-da-Ucrania.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, recebeu representantes de diferentes instituições da Ucrânia ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Uma comitiva, formada por representantes de diferentes instituições ucranianas, realizou, nesta quinta-feira (9/10), uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de conhecer o trabalho jurídico desenvolvido em resposta aos desastres ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. 

A proposta da visita foi compreender melhor as possibilidades de diálogo com instituições da sociedade civil brasileira e com órgãos do Estado sobre as respostas institucionais e as medidas adotadas em situações de crises ambientais no Brasil.

O interesse dos ucranianos surgiu em razão da destruição de territórios e infraestrutura provocada pelo atual conflito armado em seu país.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a importância do encontro:

Tivemos a oportunidade de compartilhar com a comitiva ucraniana as experiências do Judiciário mineiro no enfrentamento das tragédias de Mariana e Brumadinho, além de ouvir sobre a triste realidade, vivenciada pelo povo ucraniano. Nosso propósito é oferecer toda a colaboração possível para que a experiência do Judiciário brasileiro, especialmente o Mineiro, seja transmitida à Ucrânia para certamente, em breve, a sua reconstrução”.

Durante a reunião, o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros, explicou aos visitantes o modelo de Justiça adotado no Brasil:

Somos um país filiado ao sistema jurídico chamado ‘Civil Law’. A partir da Constituição de 1988, diversas ações passaram a contemplar, além de conflitos individuais, disputas coletivas de massa. O chamado processo estrutural, ou estruturante, é um modelo mais aberto, que envolve múltiplos atores. Tanto nos casos de Mariana, quanto de Brumadinho, participaram da busca de conciliação instituições das esferas federal, estadual e trabalhista, além do Ministério Público, da Advocacia-Geral, da Defensoria Púbica e de organizações da sociedade civil. São diferentes vozes dialogando em busca de uma solução conjunta, em um processo contínuo de execução”.

Not Comitiva Ucrania.JPG
Representantes de diversas instituições da Ucrânia e do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O diretor de Estado de Direito, da International Renaissance Foundation, Roman Romanov, ressaltou o interesse da visita ao Judiciário.

Ele enfatizou a presença de representantes ligados aos Direitos Humanos e a grupos ambientais da Ucrânia. 

“Infelizmente, vivemos atualmente um conflito armado de grandes proporções na Ucrânia. E, nesse cenário, também enfrentamos diversos desastres. A tragédia que aconteceu aqui, não foi causada por armas. As estruturas legais acabam sendo distintas. Ainda assim, o método de como retomar a normalidade da vida das pessoas, implementar os programas de reparação e equilibrar as demandas por justiça social com segurança institucional pode ser bastante útil. A experiência do Judiciário mineiro pode nos oferecer aprendizados valiosos.”

Ele reforçou ainda o propósito principal da visita:

“Queremos aprender sobre a experiência brasileira sobre como foram conduzidas as ações diante dos desastres aqui ocorridos, bem como compreender os impactos humanos, ambientais e sociais dessas tragédias”.

Presenças

Também participaram da recepção, o superintendente adjunto administrativo, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a vice-corregedora-geral, desembargadora Kárin Emmerich; a diretora-adjunta da Justiça Global, Daniela Fichino; a consultora da Justiça Global, Beatriz Dantas; a consultora da SNF Agora Visiting Fellow Johns Hopkins University (USA), Masha Lisitsyna, e a comitiva da Ucrânia: Olena Pelykh, Natalia Hendel, Solomia Baran e Sofia Kosarevych.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial