Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe obra sobre a Academia de Direito Internacional de Haia

Livro que retrata os 100 anos da instituição fará parte do acervo da biblioteca do Anexo I


- Atualizado em Número de Visualizações:
NOT-Entrega-à-Biblioteca-do-TJMG-o-livro-sobre-a-História-do-Tribunal-Penal-Internacional-em-Haia_1.JPG
O diretor da Dirged, Thiago Doro (esq.), e o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani, destacaram a importância da obra doada à Corte mineira (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a obra comemorativa pelos 100 anos da Academia de Direito Internacional de Haia, nos Países Baixos.

O livro, que retrata a trajetória da própria Academia e do Tribunal Penal Internacional (TPI), passa agora a fazer parte do acervo da Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, localizada no Anexo I do TJMG (Rua Goiás, 229, Subsolo 1, Centro, Belo Horizonte).

A publicação foi entregue ao 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna, durante visita institucional a Haia, realizada neste mês.

A comitiva mineira, composta por magistrados e servidores, participou de uma agenda técnico-acadêmica e científica na Corte Internacional de Justiça (CIJ), no TPI e na Academia, para aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento desses órgãos das Nações Unidas (ONU) e fortalecer o intercâmbio educacional voltado à formação jurídica.

Criada no início do século XX, a Academia de Direito Internacional de Haia nasceu de uma proposta discutida na Conferência de Haia de 1907. Desde então, tornou-se referência mundial no estudo científico do direito internacional público e privado.

Para o desembargador Saulo Versiani, a obra tem valor simbólico e educacional:

"A criação da Academia foi um marco no estudo do Direito Internacional. Essa publicação enriquece nosso acervo e servirá de fonte de consulta para magistrados, professores, estudantes e cidadãos interessados em compreender a evolução do Direito Internacional."

O diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro, também ressaltou a importância da obra:

"A publicação se torna ainda mais interessante por incluir registros históricos de visitas de comitivas brasileiras à Academia e ao Tribunal Internacional."

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial