Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe equipe do IBICT

Grupo do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia reuniu-se com o 2º vice-presidente


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Reuniao-na-2-vice-presidencia.jpg
O TJMG e o IBICT estabeleceram parceria voltada à implementação de tecnologia para a gestão de documentos eletrônicos ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Renato Luís Dresch, recebeu, nesta terça-feira (13/9), uma comitiva do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Participaram da reunião a diretora, Cecília Leite; o vice-diretor, Thiago Braga; e a gerente de projetos do IBICT, Valéria Paiva. O TJMG e o IBICT firmaram parceria, em março deste ano, voltada à melhoria da gestão de documentos eletrônicos no âmbito do Tribunal. 

Também estiveram presentes o diretor da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa de Sousa; a gerente da Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc), Simone Meireles Chaves; e a coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Documentos Eletrônicos (Cogede), Bárbara Wacha.

A parceria entre o TJMG e o IBICT trata da implementação de tecnologia necessária para a gestão de documentos eletrônicos. O instituto foi contratado para realizar uma pesquisa dentro do Tribunal, financiada pelo Judiciário mineiro, que deverá permitir a concretização, na Corte estadual mineira, de um repositório arquivístico digital confiável, voltado a uma efetiva gestão dos documentos eletrônicos da instituição.

“Parcerias são sempre imprescindíveis, pois não temos como abarcar o conhecimento sobre tudo, e há aspectos muito específicos. Buscar parceiros torna-se, assim, fundamental para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais possa se tornar cada vez mais eficiente”, afirmou o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch.

A diretora do IBICT, Cecília Leite, destacou também a relevância da parceria entre o TJMG e o órgão, observando que a informática, sem informação, torna-se uma ferramenta “pouco útil”. Na avaliação dela, essa consciência tem crescido entre os órgãos públicos.

O diretor Fernando Rosa observou que o TJMG não contratou um serviço do IBICT, mas uma pesquisa, que poderá ser utilizada também por outros órgãos públicos, assim como o Judiciário mineiro poderá se valer de pesquisas que o instituto está realizando, em outras instituições públicas. “Com isso, vemos a possibilidade de desenvolvimento de uma rede, com economia de recursos”, ressaltou o diretor Fernando Rosa. 

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial