Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza primeira missa de Graça e Louvor de 2024

Celebrações mensais no Edifício-Sede proporcionam momentos de espiritualidade, reflexão e fé


- Atualizado em Número de Visualizações:

A primeira missa de Graça e Louvor de 2024 foi celebrada nesta quarta-feira (7/2), no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No momento dedicado à espiritualidade e à reflexão, o padre Sérgio Ladeira, da Paróquia Santa Rita de Cássia, pediu a bênção de Deus a todos que entram, saem, trabalham e se dedicam ao TJMG, rogando para que tenham sabedoria e a presença de Deus na condução de suas atividades. O celebrante também falou, com base na leitura do Evangelho de Marcos, sobre a necessidade de que cada fiel busque a purificação do seu coração.

Not---Primeira-missa-Graca-e-Louvor-do-ano-de-2024-no-TJMG5.jpg
Padre Sérgio Ladeira falou sobre a necessidade de que o homem busque purificar e renovar o coração, fugindo das más inclinações (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A missa foi iniciada com um convite para que todos os presentes dedicassem um breve momento a pedir perdão a Deus por pecados, faltas e omissões.

O desembargador Raimundo Messias Júnior, da 2ª Câmara Cível, fez a primeira leitura da celebração. O trecho do primeiro livro dos Reis narra a visita da rainha de Sabá ao rei Salomão, monarca cuja sabedoria e riqueza eram conhecidas além de seus domínios.

Not---Primeira-missa-Graca-e-Louvor-do-ano-de-2024-no-TJMG3.jpg
O desembargador Raimundo Messias Júnior, da 2ª Câmara Cível, fez a primeira leitura da celebração (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O Salmo responsorial 36 (37) foi cantado por Saray Lacerda. O texto bíblico também tem como tema a sabedoria existente em quem guarda a aliança de Deus no coração.

A leitura do Evangelho de Marcos foi feita pelo padre Sérgio Ladeira. No texto, Jesus Cristo fala a uma multidão sobre a impureza que vem do interior. “É de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo”.

O celebrante da missa ressaltou a necessidade de purificação e renovação do coração, que só podem ocorrer por meio da fé e da intimidade com Deus. “Diante das turbulências, desafios, dificuldades e decisões difíceis, é Deus que nos auxilia e que nos dá a verdadeira sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o ser humano precisa se educar diante das más inclinações.”

Not---Primeira-missa-Graca-e-Louvor-do-ano-de-2024-no-TJMG4.jpg
As preces da comunidade foram lidas pela desembargadora Kárin Emmerich, da 9ª Câmara Criminal Especializada (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O padre também chamou a atenção para a necessidade de manter uma vida de oração, o que pode auxiliar diante de momentos decisivos. “Às vezes, agimos por impulso, pensando no nosso interesse pessoal, esquecendo-nos daquilo que Deus espera e pede de cada um de nós. A pureza do coração vem pela abertura do coração a Deus. Esse é o convite para cada um de nós em 2024 e em todo o percurso da nossa vida. Só assim, é possível ter um coração sábio e em paz, que só Deus pode conceder”, afirmou.

As preces da comunidade foram lidas pela desembargadora Kárin Emmerich, da 9ª Câmara Criminal Especializada. Os fiéis rezaram pela Igreja espalhada pelo mundo e pelas pessoas mais pobres. Um dos pedidos foi para que os governantes, em todas as nações, ajam com equidade e no desenvolvimento de ações que colaborem para o bem de todos. A oração foi finalizada com um pedido para que os trabalhadores sejam respeitados e valorizados. As canções apresentadas durante a celebração foram executadas por Saray Lacerda.

Not---Primeira-missa-Graca-e-Louvor-do-ano-de-2024-no-TJMG6.jpg
A desembargadora Mariangela Meyer afirmou que a continuidade das celebrações, em 2024, atende a um pedido da Presidência (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A desembargadora Mariangela Meyer, integrante da 10ª Câmara Cível do TJMG, uma das idealizadoras das missas mensais no TJMG, afirmou que a continuidade das celebrações este ano atende a um pedido da Presidência. “Nosso objetivo, em 2024, é que esse continue sendo um espaço de espiritualidade, reflexão e fé. Queremos aproveitar os feriados católicos como temas para as nossas celebrações e também promover coroações e uma homenagem ao Coração de Jesus. É o que estamos planejando para as próximas missas”, antecipou.

As Missas de Graça e Louvor ocorrem no TJMG desde outubro de 2020, em toda primeira quarta-feira do mês, no saguão do edifício-sede. As celebrações reúnem magistrados, servidores e a comunidade do entorno do TJMG.

Veja mais fotos desse evento no Flickr do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial