
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara Infracional da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, realizou, no dia 4/10, a reinauguração do projeto “Pedala Comigo BH”, no Parque Ecológico da Pampulha, na Capital mineira.
A data escolhida faz alusão à semana do Dia das Crianças (12/10) e buscou também sensibilizar toda a sociedade para a importância de se garantir, prioritária e absolutamente, todos os direitos de crianças e adolescentes brasileiros.
A ação da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Capital conta com diversos parceiros para que o Projeto seja realizado com sucesso e promova experiências transformadoras de lazer e convivência comunitária para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Desta vez, a edição contou com o apoio inédito do Instituto Elo, da Empresa Lafaete Locações, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de BH e da Fundação de Parques e Zoobotânica da Capital.
Pedal com segurança

Os passeios foram restritos às dependências do Parque Ecológico da Pampulha e tiveram duração de 40 minutos. Além dos itens de segurança, como capacetes, todos os ciclistas tiveram de observar e obedecer às regras de trânsito e às normas de utilização do parque.
O Projeto conta com 30 bicicletas, sendo 10 de aro 16, para crianças de 3 a 6 anos; 10 de aro 20, para crianças de 7 a 12 anos; e 10 de aro 26, para pessoas acima de 12 anos.
O evento do dia 4/10 recebeu 50 crianças e adolescentes que residem em cinco unidades de acolhimento institucional de BH.
Inclusão social

A juíza titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, Riza Aparecida Nery, destacou que o Projeto, criado em 2016, “tem o objetivo de promover a inclusão social e o incentivo à prática esportiva, por meio do ciclismo, para meninas e meninos acolhidos institucionalmente e/ou em conflito com a lei.”
A magistrada também destacou que o “Pedala Comigo BH” entra em uma nova fase:
“Estamos muito felizes com os resultados: desde outubro de 2024, já contabilizamos 1.610 empréstimos de bicicletas durante as edições do projeto. Há uma preocupação por parte do TJMG em executar projetos que aproximem o cidadão da comunidade jurídica em geral. Isso também demonstra que é possível executar atividades e contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa com benefícios e avanços sociais, culturais e educacionais para todos.”
A proposta é que o projeto funcione aos sábados, das 9h às 12h. Os agendamentos, que são totalmente gratuitos e abertos a toda a comunidade, devem ser realizados previamente com o preenchimento do formulário próprio, que se encontra na bio do perfil do Instagram do projeto “Corre Legal”: @projetocorrelegal.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
Veja mais fotos: