Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza oficina de inovação na Zona da Mata

UAILab e IluMinas foram responsáveis pelo evento no Fórum de Muriaé


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-colab1-muriae.jpg
Oficina na Comarca de Muriaé teve como tema "Perícia judicial" ( Crédito : Divulgação/TJMG )

A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o laboratório de inovação da Justiça Federal no Estado, o IluMinas, realizou, de 31/8 a 1º/9, na Comarca de Muriaé, na Zona da Mata, uma oficina destinada aos servidores com aplicação de Design Thinking.

O evento ocorreu no Colab, colaboratório de inovação localizado no Fórum de Muriaé e inaugurado em 27/6, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os Poderes Judiciários Estadual e Federal.

A oficina teve como tema a “Perícia judicial”. Os participantes apresentaram ideias em um ambiente colaborativo e de compartilhamento de experiências. Como resultado, foi desenvolvido o projeto “PericiÁgil: celeridade e precisão nas perícias judiciais”. Trata-se de um plano de ação com iniciativas voltadas à celeridade e eficiência das perícias. Entre as propostas foi sugerida a criação de um banco de dados compartilhado entre as Justiças estadual e a federal para marcação e realização de perícias; o compartilhamento de infraestrutura física para os atendimentos; e a promoção de um diálogo mais efetivo junto aos atores externos envolvidos nas perícias, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Ministério Público e entidades de classes.

Para o juiz da Comarca de Muriaé, Maurício Pirozi, foi importante o trabalho conjunto do UAILab e do IluMinas na condução da oficina. “É uma alegria ver o Colab em atividade, ver pessoas saírem do cotidiano para apontar soluções viáveis para resolver problemas complexos. Isso me enche de esperança e gratidão”, disse.

Segundo o juiz federal de Muriaé, Frederico Martins, o colaboratório de inovação trouxe muitos ganhos para a comarca. “Foi muito importante perceber os frutos reais desse trabalho. Resultado que durante o fluxo normal das atividades não seria alcançado”, afirmou. 

A diretora do Fórum de Muriaé, Aline Arquette, disse que o trabalho colaborativo foi uma oportunidade de pensar a Justiça de maneira mais inovadora e acessível. “Aproveitamos para aprender e compartilhar experiências para, certamente, contribuir para a melhor prestação de serviço na comarca”, disse a magistrada.

A oficina sobre “Perícia judicial” foi conduzida pelas laboratoristas da UAILab, Júlia Vieira e Nathalia Matos, e pelo laboratorista do IluMinas, Fernando Barros. Participaram da atividade a servidora Rayane Calembo Barros e o servidor Victor de Souza Lima e Silva, da subseção da Justiça Federal em Muriaé; e os servidores Joaquim dos Santos Pedrosa Portes, Marco Antônio Costa de Almeida, Nayara Mello Reis, Bruno Santos Pedrosa Portes e Pablo Lemuel Emerick de Andrade, da Comarca de Muriaé.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial