Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza mais uma edição da Feira Cidadania Solidária

Iniciativa em parceria com a PBH reuniu 38 expositores


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-feiraSolidaria1.jpg
A Feira Cidadania Solidária de julho reuniu 38 expositoras e expositores na entrada do Edifício-Sede(Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), realizou, nesta segunda-feira (8/7), mais uma edição da Feira Cidadania Solidária, na área externa do Edifício-Sede. A iniciativa é uma parceria do TJMG com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Todos os meses, artesãs, artesãos, empreendedoras e empreendedores atendidos pelos projetos sociais Programa Espaço Cidadania (PEC) e Centro Público de Economia Solidária, ambos da PBH, expõem em prédios do Tribunal.

Na edição desta segunda, 38 barracas apresentaram produtos artesanais como roupas, bordados, bijuterias, doces, biscoitos, vasos, enfeites, panos de prato, toalhas, plantas, almofadas e itens para pets.

Maria das Graças Barbosa de Sousa visitou a feira acompanhada da filha e disse ter gostado da oportunidade. "Eu não conhecia e adorei saber que tem todos os meses. O espaço é excelente e interessante. Vi muitas coisas lindas. Não sabia que existia", afirmou.

A expositora Lucinéia Dias, que faz parte do Programa e participa da Feira há três anos, afirmou que a iniciativa é uma ótima oportunidade de negócios. "A parceria entre o TJ e a Prefeitura é ótima para nós e abre possibilidades para mostrarmos nossos trabalhos. As vendas são boas e até conquistamos clientes fiéis", disse.

Not-feiraSolidaria3.jpg
Maria das Graças Barbosa (esq.) conheceu a bolsa canguru para transporte de pets, produzida pela expositora Lucinéia Dias (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Projetos sociais

Todos os expositores integram os projetos sociais PEC e Centro Público de Economia Solidária da PBH. O PEC promove a inclusão social e produtiva por meio da realização de feiras de artesanato e de ações formativas, com públicos vulnerabilizados. Artesãs e artesãos são acompanhados para aperfeiçoamento profissional, fortalecimento da autoestima, promoção da cidadania, inclusão social, econômica e produtiva, visando a superação da situação de violência e de vulnerabilidade.

O Centro Público de Economia Solidária incentiva a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. Quem participa é orientado por princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

A artesã Natália Tolentino, que faz parte do Centro Público de Economia Solidária, está em sua segunda edição da Feira Cidadania Solidária no TJMG e afirmou ser uma experiência muito positiva. Ela trabalha com produtos em macramê, como adornos e luminárias. "É muito bacana a oportunidade de expor e divulgar os projetos e trabalhos que fazemos. As pessoas são muito gentis e valorizam nossas peças", disse.

A Feira Cidadania Solidária desta semana também será realizada na quarta-feira (10/7), das 9h às 16h, no Anexo 1 do TJMG (Rua Goiás, 229, Centro); e na quinta-feira (11/7), das 9h às 16h, na unidade do Tribunal na Avenida Raja Gabáglia, 1.753, Bairro Luxemburgo.

Veja no Flickr oficial do TJMG outras fotos da edição desta segunda-feira (8/7).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial