Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza campanha para ajudar população mais atingida pelas chuvas no estado

Doações de roupas e alimentos não-perecíveis, além de transferências bancárias, podem ser feitas até o dia 4/1


- Atualizado em Número de Visualizações:
not----doacao-para-salinas--alexandre-e-gilson---29.12.21.jpg
O presidente Gilson Lemes participou da reunião ao lado do chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Alexandre Ramos ( Crédito : Mirna de Moura/TJMG )

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, anunciou nesta quarta-feira (29/12) a participação do TJMG na campanha de arrecadação de roupas e alimentos não-perecíveis para ajudar moradores de cidades dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, regiões mais atingidas pelas recentes chuvas no estado. 

Ele participou nesta quarta-feira (29/12) de reunião online com o prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, o diretor do foro de Salinas, juiz Marcelo Bruno Duarte e Araújo e o procurador-geral do município, Dairton Neres dos Anjos. Também esteve presente o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Alexandre Ramos.

Em nome do Poder Judiciário, o presidente Gilson Lemes manifestou solidariedade aos atingidos e disse que o TJMG está engajado na campanha solidária de arrecadação que visa prestar socorro à milhares de pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas. 

O presidente Gilson Lemes também reafirmou que “o Tribunal de Justiça de Minas, através do seu Núcleo de Voluntariado, encaminhará as doações e também valores de multas pecuniárias. Uma vez mais o Tribunal de Justiça de Minas é solidário a população mineira no momento muito difícil. O Tribunal, para além de julgar processos, tem também uma função social importantíssima e é isso que a gente procura cumprir nesse momento tão difícil”. 

not3----doacao-para-salinas---gilson---29.12.21.jpg
O prefeito de Salinas, Joaquim Neres (no alto à esquerda), manifestou sua preocupação com a cidade e região ( Crédito : Mirna de Moura/TJMG )

Prestação pecuniária

O presidente Gilson Lemes disse também que “o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vai encaminhar tudo que arrecadou, até o início da próxima semana, e também disponibilizará verbas provenientes de prestações pecuniárias para os municípios mais atingidos”.

O prefeito de Salinas afirmou que “muitas pessoas perderam todos os seus pertences e é importante abraçar esta causa para minimizar o sofrimento delas. A gente agradece de coração, na pessoa do presidente Gilson Lemes, ao Tribunal de Justiça de Minas”. 

A chuva provocou o transbordamento do rio que corta a cidade e atingiu a população mais carente que vive em zonas de risco. “Infelizmente a cidade ficou muito destruída”, lamentou o prefeito. 

O diretor do foro de Salinas, juiz Marcelo Bruno Duarte e Araújo, também agradeceu o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “A gente agradece esta atenção do Tribunal e, na medida em que as doações forem disponibilizadas, vamos procurar atender o maior número de pessoas necessitadas, o quanto antes”.  

O procurador-geral do município, Dairton Neres dos Anjos, ressaltou que grande parte dos comerciantes da cidade perderam tudo com a enchente do rio Salinas, que corta a cidade. “É uma imagem que jamais tinha visto. Casas, comércio e até a rede elétrica sendo destruída pelas águas”, lamentou o procurador. “Nós estamos imensamente gratos por este espírito de solidariedade, sobretudo por este gesto demonstrado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais”. 

not---salinas-alagada---29.12.21.jpg
A chuva que caiu nos últimos dias provocou grande destruição na cidade de Salinas, Norte de Minas ( Crédito : Reprodução/ Instagram/ Sem Limites Salinas )

Campanha solidária

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já está participando ativamente da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis e roupas em socorro à população vulnerável atingida pelas recentes chuvas principalmente nas regiões mais afetadas como os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte de Minas.  
Estas doações podem ser feitas nos seguintes endereços: 

Edifício Sede – Avenida Afonso Pena 4001, Serra.

Fórum Lafayette – Avenida Augusto de Lima, 1549, Barro Preto.

Fórum Unidade Raja – Avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo.

Unidade Goiás - Rua Goiás, 229 - Centro

Já as doações em dinheiro podem ser feitas por meio de depósito ou transferência bancária para a conta do Núcleo de Assistência Servidor Solidário (CNPJ 08.584.712/0001-07 – Banco do Brasil (001), agência 3014-7, conta corrente 130445-3).

Chuvas

De acordo com levantamentos da Defesa Civil de Minas Gerais, pelo menos 78 cidades foram atingidas pelas chuvas no Estado deixando mais de 2400 desabrigados e 10.000 desalojados. A maioria dos municípios atingidos está localizada nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e norte de Minas. 

Os municípios mais atingidos pelas chuvas foram Salinas, Machacalis, Teófilo Otoni, Rubim, Rubelita, Rio do Prado, Fronteira dos Vales, Dionísio, Crisólita, Almenara, Jordânia, Bandeira e Águas Formosas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial