Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove sessão de abertura da etapa da prova oral do Concurso da Magistratura

São 114 candidatas e candidatos nessa fase


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promoveu, nesta segunda-feira (1/4), sessão pública de abertura da etapa da prova oral do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Minas Gerais, conforme Edital nº 01/2021. A avaliação das candidatas e dos candidatos começa nesta terça-feira (2/4) e segue até o dia 10/4. 

Not-sorteio-prova-oral-concurso-magistratura3.jpg
Sessão de abertura da etapa da prova oral do Concurso da Magistratura foi realizada no auditório do Tribunal Pleno (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Durante a sessão, realizada no auditório do Tribunal Pleno do TJMG, foi sorteada a ordem de arguição de todas as candidatas e todos os candidatos habilitados nos termos do item 16.5 do Edital. Também foi realizado o sorteio dos pontos (temas) a serem arguidos para candidatas e candidatos na manhã desta terça-feira (2/4).

A prova oral do Concurso da Magistratura será feita por 114 candidatas e candidatos. Até o dia 9/4, serão 14 arguições diárias, sendo sete pela manhã e sete na parte da tarde. No dia 10/4, dois candidatos serão arguidos.

O 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, ressaltou que o concurso é estratégico para o Tribunal e que a comissão examinadora está comprometida com a isenção “para que tenham acesso à magistratura pessoas capacitadas”.

"O comprometimento do Poder Judiciário de Minas Gerais, bem como da comissão, é de cumprir os objetivos da República Federativa do Brasil em construir uma sociedade mais livre, mais justa e solidária, reduzindo as desigualdades e preconceitos que ainda existem”, disse.

O presidente da comissão examinadora do Concurso da Magistratura do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, destacou a importância da dinâmica de sorteio na etapa da prova oral, para que candidatas e candidatos tenham igualdade de condições.

"A lógica é permitir que candidatas e candidatos tenham o mesmo tempo de estudo e de preparo. Estamos com as melhores expectativas para podermos aproveitar o maior número possível de futuras juízas e juízes", afirmou.

Mesa de honra

A mesa de honra da sessão foi composta, além do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, e do presidente da comissão examinadora do Concurso da Magistratura, desembargador Rogério Medeiros, pelos demais membros da comissão: a desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca; o desembargador Caetano Levi Lopes; o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; a procuradora de Justiça Célia Beatriz Gomes dos Santos, representando o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); e a advogada Sabrina Torres Lage Peixoto de Melo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG).

A sessão pública contou também com a presença do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo, e da diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial