Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove debate sobre futuro e importância da inovação no Judiciário

Foi a 4ª e última etapa do Café com Inovação em 2023


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Cafe-com-Inovacao._5.jpg
A desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, a reitora da Skema Business School, Geneviève Poulingue, e a desembargadora do TRF4, Luciane Amaral Corrêa Münch, no evento realizado nesta segunda-feira (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e em atendimento à demanda da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), promoveu nesta segunda-feira (27/11) a 4ª e última etapa do ano do Café com Inovação, evento realizado na Skema Business School, em Belo Horizonte. A 3ª vice-presidente da Corte mineira, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

A ação, com o tema “Preparo de Soluções”, contou com palestra da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Luciane Amaral Corrêa Münch. O objetivo da iniciativa é capacitar os participantes para que sejam capazes de reconhecer a importância da inovação no Judiciário, desenvolvendo projetos inovadores. O público-alvo é composto por desembargadoras e desembargadores, superintendentes administrativos, juízas e juízes auxiliares da Presidência e das Vice-Presidências, juízas e juízes auxiliares da Corregedoria, e diretoras e diretores convocados.

Not---Cafe-com-Inovacao._4.jpg
A desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta destacou a relevância da inovação e do uso da tecnologia no Poder Judiciário (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, ressaltou a importância do tema tratado durante a palestra e destacou a necessidade da inovação no Poder Judiciário. "O evento trouxe relevantes conhecimentos sobre inovação e uso de tecnologia. Algo que está no dia a dia. Nesse momento, podemos também refletir sobre a importância de compatibilizar a tecnologia com a socialização e efetividade do processo de inclusão digital, inclusive para o fortalecimento do acesso ao judiciário", disse.

Palestra

 

A palestrante, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Luciane Amaral Corrêa Münch, abordou o tema “O futuro e o desfuturo: pensando sobre a inovação no Poder Judiciário”. Ela abordou os aspectos da inovação como ideia, horizontes e impactos; design e legal design; assim como a cultura da inovação na instituição pública e estudos de futuro. 

Not---Cafe-com-Inovacao._1.jpg
A desembargadora do TRF4, Luciane Amaral Corrêa Münch, tratou da análise das perspectivas do futuro por meio de uma teoria do design que se chama de futurizar (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“A inovação depende fundamentalmente das pessoas. Conversamos sobre a noção da inovação, não como algo que cria, mas que também destrói. É importante destacar perspectivas de futuro por meio de uma teoria do design que se chama de futurizar. Temos que pensar como a gente trabalha inovação a partir dessa perspectiva”, disse a magistrada.  

Not---Cafe-com-Inovacao._3.jpg
As desembargadoras Ana Paula Nannetti Caixeta e Maria Luíza de Marilac (primeira fila), que também participou do evento (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Presenças

Compuseram o dispositivo de honra na abertura do evento a 3ª vice-presidente da Corte mineira, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a desembargadora do TRF4, Luciane Amaral Corrêa Münch; e a reitora da Skema Business School, Geneviève Poulingue. A superintendente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (NV-TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga, também participou do evento. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial