A inteligência artificial chegou para ficar e isso não é novidade. Precisamos nos adaptar a essa realidade, cada vez mais presente em nossa rotina. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), tem ofertado oficinas e palestras para magistrados e servidores em todo o estado.
Desta vez, a oficina "Construindo Prompts para a Atividade Jurisdicional", ministrada pela juíza Luciana de Oliveira Torres, ocorreu na Comarca de Pouso Alegre, nesta terça-feira (22/7). A magistrada, mestra em Direito e Tecnologia pela Cornell University (NY/USA), incentiva o uso da IA com responsabilidade e ética. Ela destacou como a iniciativa pode contribuir para a efetividade e a celeridade processual.
“Tenho compartilhado práticas sobre o uso dessa tecnologia para otimizar o trabalho dos servidores e magistrados e promover mais celeridade à prestação jurisdicional. Para isso, reforço que a primeira ideia que se deve ter em mente é como elaborar o prompt de comando. Ele pode ser comparado ao primeiro passo de uma dança: você puxa a IA para conversar e diz o que quer”, disse ela.
A magistrada destacou que as atividades buscaram ajudar os profissionais a encontrar ferramentas úteis no cotidiano.
"A oficina de prompts tem enfoque totalmente prático, mudando o paradigma quanto à forma como a inteligência artificial é ensinada. Antes, era algo tratado de modo totalmente teórico, e muitos dos participantes dos cursos tinham dificuldade em transmudar aquele conhecimento para suas rotinas. Com a oficina, partiu-se da prática, da realidade dos gabinetes e secretarias, mostrando como as tarefas do dia a dia poderiam ser desempenhadas de forma inovadora. As técnicas de prompt com exemplos baseados em casos concretos facilitam a compreensão do tema", acrescentou.
Ao final da oficina, os participantes foram habilitados a elaborar prompts eficientes, tornando-se capazes de otimizar processos, aprofundar pesquisas jurídicas, redigir pareceres e utilizar a inteligência artificial de maneira ética e responsável.
O Núcleo Regional da Ejef de Pouso Alegre é composto pela comarca sede e pelas comarcas de Borda da Mata, Brasópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Extrema, Itajubá, Monte Sião, Natércia, Ouro Fino, Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí e Silvianópolis.
Próximas turmas
As inscrições para as próximas capacitações estão abertas até 31/7, conforme consta no edital.
As oficinas acontecerão no Núcleo Regional da Ejef em Uberlândia (Palácio da Justiça Rondon Pacheco – Rua Rondon Pacheco, 6130, bairro Tibery), em duas turmas na modalidade presencial: 7/8 (quinta-feira), das 14h às 18h, para assessores e servidores; e 8/8 (sexta-feira), das 8h às 12h, para magistrados.
Para mais informações, acesse o Fale Conosco do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).
Ou entre em contato com a Coordenação Administrativa de Formação Inicial e Pós-graduação (COFIP), pelo telefone (31) 3247-8799 ou pelo e-mail: cofip3@tjmg.jus.br.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*