Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove campanha de doação de livros

As obras serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
WhatsApp Image 2024-08-27 at 17.40.26.jpeg

O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove, até 20 de outubro, campanha de arrecadação de livros para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, dez prédios do TJMG em Belo Horizonte estão recolhendo as doações. Serão recebidas obras voltadas para os públicos infantil, adolescente e adulto.

Segundo a superintendente do Núcleo, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, o objetivo da iniciativa é incentivar a leitura a pessoas de todas as idades que estão em situação de vulnerabilidade social. “A nossa meta é estimular a leitura a crianças, jovens, adultos e idosos. A leitura é uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento de diferentes habilidades”, ressaltou.

De acordo com a desembargadora, as doações poderão ser de obras de gêneros diversos. “Podem ser livros de literatura, história, biografias, entre outros, em bom estado de conservação”, explica. As arrecadações serão destinadas a lares de idosos, creches, instituições de acolhimento social e abrigos da capital mineira. “Iremos também entregar estantes que não são mais utilizadas em bibliotecas do tribunal para compor os espaços de leitura”, enfatizou.

Os primeiros espaços que irão receber as obras são o Abrigo Granja de Freitas, Unidade de Acolhimento Institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da prefeitura da capital, e a Ocupação Anita Santos.

Os livros podem ser entregues, em horário comercial, nos seguintes locais: Corregedoria: rua Goiás, 253 – Centro; Edifício Liberdade: rua Gonçalves Dias, 1.260 – Funcionários; Edifício Mirafiori: rua Guajajaras, 40, 19º andar – Centro; Vara Cível da Infância e da Juventude- rua jaceguai, 208 - 5º andar; Edifício-Sede: av. Afonso Pena, 4.001 – Serra; Fórum Cível e Fazendário: av. Raja Gabaglia, 1.753 – Luxemburgo; Fórum Criminal e de Família: av. Augusto de Lima, 1.234 – Barro Preto; Unidade Camargos: rua Sócrates Alvim, 10 – Camargos; Unidade Francisco Sales: av. Francisco Sales, 1.446 – Santa Efigênia e Unidade Goiás: rua Goiás, 229 – Centro. 

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Voluntariado do TJMG foi criado em agosto de 2016, por meio da Portaria Conjunta nº 543/2016, da Presidência. O objetivo é incorporar a cultura do voluntariado à realidade do Tribunal, beneficiando a sociedade por meio de ações coordenadas de caráter humanitário, que mobilizem os recursos e parceiros necessários. O Núcleo também pretende contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais. Para outras informações, acesse a página do programa no Portal TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial