
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), promoveu, no domingo (31/8), a 2ª edição do projeto "Espaço D'Elas" e a 1ª edição do projeto "Nascentes", na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.
O evento de cidadania contou com o apoio e promoção de várias instituições, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública (Sejusp), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG) de Minas Gerais, além de organizações sem fins lucrativos que prestam serviços de interesse público.

O "Espaço D'Elas" e o "Nascentes" tiveram como foco principal a promoção da proteção integral de crianças, adolescentes e mulheres, com objetivo de fomentar o acesso à Justiça e contribuir para a efetivação de direitos essenciais.
A programação incluiu apresentação de grupos de dança formados, principalmente, por moradores de comunidades da Capital, aulas de zumba, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, atividades de bem-estar, orientações sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas.

A ação de cidadania contou com a presença de cerca de 40 crianças que vivem em instituição de acolhimento de Belo Horizonte, que participaram de várias atividades e brincadeiras, e de adolescentes do sistema socioeducativo, que expuseram trabalhos artesanais, incluindo quadros.
No âmbito do TJMG, foram divulgadas diversas ações realizadas pela Comsiv e pela Coinj, reforçando o compromisso da Corte mineira em combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e fortalecer os direitos e garantias das crianças e adolescentes.

Preservação de direitos
Para a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, o dia foi duplamente especial, pois representou sua última atividade à frente da Comsiv, antes de sua aposentadoria no TJMG.
"Especial também porque se trata de um evento em que o Tribunal de Justiça busca dar visibilidade às ações que são implementadas em defesa de mulheres, crianças e adolescentes. Precisamos conscientizar esse público cada vez mais, para que tenha seus direitos preservados."
A superintendente da Coinj, desembargadora Alice Birchal, destacou a importância de a Corte mineira se aproximar da sociedade com ações dessa natureza, mostrando suas principais iniciativas em defesa de mulheres, crianças e adolescentes.
"Temos que tratar com muita atenção as questões de violência doméstica, maus-tratos infantis e assédio sexual de todas as formas. Com esse evento, pudemos atrair a atenção de muita gente que passava pela região. Temos que mostrar para a sociedade o trabalho que o TJMG desenvolve em várias áreas."
Veja outras imagens do evento no Flickr oficial do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial