O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promoveu nesta segunda-feira (26/6) a 2ª Etapa do Café com Inovação, realizado na Skema Business School, em Belo Horizonte. O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho durante a abertura do evento.
A ação educacional, que atende demanda da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) da Corte mineira, abordou o tema “Colheita de oportunidades”, em palestra proferida pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Marco Bruno Miranda Clementino.
Com o objetivo de preparar os participantes para que sejam capazes de reconhecer a importância da inovação no Judiciário, desenvolvendo projetos inovadores, o evento foi voltado aos membros da Alta Direção do TJMG, assim como desembargadoras e desembargadores, superintendentes administrativos, juízas e juízes auxiliares da Presidência e das Vice-Presidências, e juízas e juízes auxiliares da Corregedoria.
O 2º vice-presidente da Corte mineira, desembargador Renato Dresch, avaliou a importância do tema ao ponderar que a Escola Judicial deve, necessariamente, seguir com inovação. Segundo ele, é preciso ficar atento às novas oportunidades e anseios da população. “A Constituição Federal tem como objetivo fundamental criar uma sociedade livre, justa e solidária, e nossa sociedade ainda não é. O Poder Judiciário tem um compromisso muito grande para que isso se concretize. É preciso estar atento às novas ferramentas que permitam a evolução social”, disse.
Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da UAILab, Rodrigo Martins Faria, a inovação no Judiciário é uma "questão de legitimidade" e de se adaptar aos anseios da sociedade. “O propósito do evento decorre de um desafio lançado pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, para essa gestão, colocando a inovação como um dos eixos fundamentais. E, para que isso seja possível, o pilar essencial é que a Alta Administração esteja alinhada com os propósitos”, afirmou.
Palestra
O palestrante, juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Marco Bruno Miranda Clementino, abordou a importância da inovação e expôs exemplos aos presentes, como o trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19. “Investir em pessoas tem um impacto muito significativo. E um tribunal que inova é uma organização que consegue promover boas experiências a todas as pessoas”.
Presenças
Participaram o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, representando o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da UAILab, Rodrigo Martins Faria; desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes e servidores do TJMG.
Veja mais fotos aqui.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial