
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, nos dias 4 e 5/2, da edição 2025 do Conexão Minas-Saúde, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), no Minascentro, em Belo Horizonte.
O evento teve como objetivo a discussão de processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, de novidades, investimentos, estratégias e de soluções para desafios, além da troca de experiências entres gestoras e gestores municipais, estaduais e federais.
Também foi lançado o Programa Filhos de Minas e entregue o selo "#BoraVacinar" aos municípios que bateram a meta de vacinação infantil em 2024.
A abertura do Conexão Minas-Saúde, no dia 4/2, foi conduzida pelo governador do Estado, Romeu Zema, e pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e contou com a presença do desembargador do TJMG Renato Luís Dresch, membro do Comitê Executivo Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG), representando o presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

O desembargador Renato Dresch afirmou que o evento é uma iniciativa muito importante para fomentar medidas de união das políticas de saúde no Estado e otimizar as ações voltadas ao SUS.
“A integração do Estado com os municípios para realizar ações e serviços de Saúde é um importante instrumento para otimizar o tempo e evitar desperdício de recursos, permitindo maior agilidade no atendimento médico à população. Devemos louvar essa iniciativa porque é um espaço importante para discutir e propor melhorias no SUS. Iniciativas como essas destacam a estatura do SUS, reforçando seu papel como um dos maiores programas sociais de Saúde do mundo”, disse.
Durante o Conexão Minas-Saúde 2025 foram realizadas palestras com temas como “A Estrutura do Financiamento Público em Saúde”; “Regionalização e organização das redes de atenção à saúde”; “Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e a Rede de Atenção Psicossocial” e “Resultados da Política de Imunização e entrega”.
Filhos de Minas
No dia 5/2, o vice-governador do Estado, professor Mateus Simões, apresentou o programa Filhos de Minas, iniciativa que visa reforçar a assistência materno-infantil em todo o Estado; incentivar a adesão de gestantes mineiras ao pré-natal; e buscar reduzir mortalidade de mães e recém-nascidos com o acompanhamento adequado ao longo da gestação.
A meta é diminuir a Razão de Mortalidade Materna (RMM) até 2027, passando de 40 a cada 100 mil nascidos vivos para 30 a cada 100 mil nascidos vivos e, no mesmo período, reduzir a mortalidade infantil de 11,4 a cada mil nascidos vivos para 9,9 a cada mil nascidos vivos.

Bora Vacinar
No encerramento do Conexão Minas-Saúde 2025, foi realizada a entrega do selo “#BoraVacinar” aos 418 municípios mineiros que alcançaram as metas de vacinação infantil em 2024, instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O foco do selo é fomentar as ações municipais para o aumento da cobertura vacinal.
A entrega contou com a presença do superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, representando o presidente Corrêa Junior.
"Na solenidade Bora Vacinar foram entregues os selos prata e ouro aos municípios mineiros que alcançaram certo percentual de vacinação infantil. Ele é importante porque incentiva o gestor público a ficar atento à vacinação e, assim, conseguir afastar certas doenças do Brasil. Nós tivemos um período muito conturbado contra a vacinação, mas voltamos a ter uma boa cobertura vacinal. Isso é de vital importância para o futuro das nossas crianças", afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial