Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de solenidade em comemoração aos 95 anos da UFMG

Desembargador José Marcos Vieira representou o presidente José Arthur Filho


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador José Marcos Rodrigues Vieira representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na segunda-feira (5/9), na sessão solene dos conselhos superiores da Universidade Federal de Minas Gerais para entrega da Medalha Mendes Pimentel a cinco personalidades e uma instituição. A solenidade integrou as comemorações dos 95 anos da UFMG, que serão completados  nesta quarta-feira (7/9).

not-ENTREGA-MEDALHA-MENDES-PIMENTEL---geral--05-09-22.jpg
Mesa de honra da sessão solene dos conselhos superiores da UFMG, realizada na segunda-feira (5/9) (Crédito : Foca Lisboa/UFMG)

"A Medalha Reitor Mendes Pimentel é, ao mesmo tempo, uma forma de homenagear o primeiro dirigente da UFMG e de reconhecer o trabalho de pessoas que, com o mesmo espírito de nosso fundador e primeiro reitor, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, de forma destacada, para a UFMG e para a sociedade, e, juntamente com tantos outros nomes de destaque na história da nossa Universidade, são responsáveis por perpetuar o legado do nosso pioneiro”, afirmou a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. 

Integrante da mesa de honra da solenidade, o desembargador José Marcos Vieira, que também é professor da Faculdade de Direito da UFMG - uma das instituições que deram origem à universidade, e que está completando 130 anos -, saudou os presentes, na pessoa da reitora Sandra Goulart. Em nome do presidente José Arthur Filho, ele congratulou toda a comunidade acadêmica pela efeméride dos 95 anos.

not-ENTREGA-MEDALHA-MENDES-PIMENTEL--des-marcos-vieira--05-09-22.jpg
O desembargador José Marcos Vieira, professor da faculdade de Direito da UFMG, enfatizou a proximidade de objetivos da Universidade e do Judiciário (Crédito Foca Lisboa/UFMG)

“Tive a honra de representar o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na solenidade comemorativa dos 95 anos de criação da Universidade Federal de Minas Gerais. Na oportunidade, enfatizei a imprescindibilidade da instituição como guardiã democrática da cultura para a manutenção da liberdade. Ninguém é livre sem ter conhecimento, ninguém é livre se não tiver cultura. Lutemos, portanto, pela preservação da universidade, que é a democratização do conhecimento. Essa data é histórica e, assim, parabenizo à magnífica reitora, aos caríssimos docentes, servidores e a todos nós, mineiros e brasileiros que contamos com essa fonte de saber”, afirmou.

Para o magistrado, a data não poderia ser mais adequada para essa referência, já que o aniversário da UFMG, celebrado em 7 de setembro, coincide com os dois séculos da Independência do Brasil. “Fiz questão de lembrar quão significativa é essa convergência com o sonho dos Inconfidentes pela liberdade, como também notou a reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida. A aspiração do maior brasileiro – Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes – foi a criação de uma universidade. Algo que demorou bastante a surgir em Minas, e cujo embrião foi a Faculdade de Direito instalada em Ouro Preto em 1892. Esta é a mais antiga das unidades, muito anterior à fundação da antiga Universidade de Minas Gerais, que data de 1927. Ela foi federalizada em 1949”, disse.

Segundo o magistrado, tanto o TJMG como os centros de ensino buscam promover a qualificação e o desenvolvimento da sociedade, seja pela pesquisa de excelência, seja pela aplicação do saber adquirido e colocado em prática. “O Poder Judiciário, em seu cuidado pela manutenção das instituições democráticas, tem estreita ligação com os desígnios da Universidade, que é um foco de elaboração e difusão de pensamento. Interessa-nos constantemente a formação e o aprimoramento do Direito Brasileiro, a caminho de ampliar a sua influência internacional”, destacou. 

Participaram também da mesa de honra do evento, presidida pela reitora Sandra Goulart, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira; o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Marques Morales, representando o ministro Marcos Pontes; os ex-reitores da UFMG Francisco César de Sá Barreto, Ronaldo Pena e Jaime Arturo Ramírez e a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Lavínia Rosa Rodrigues. A desembargadora  Kárin Emmerich, do TJMG e presidente do Instituto de Ciências Penais, também esteve presente. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial