
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, na quarta-feira (10/9), de reunião do Grupo de Trabalho Rede Sustenta Minas, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG).
O encontro, que reuniu representantes de diversos órgãos públicos, debateu temas relevantes como a redução do consumo de recursos naturais, a gestão eficiente de resíduos, a promoção da economia circular e a inclusão social por meio de práticas sustentáveis.
Os participantes também compartilharam cases de sucesso já implantados, que poderiam servir de exemplo a outros parceiros da Rede, reforçando a importância da união de esforços para a preservação ambiental e a responsabilidade social.
A diretora executiva de Logística e Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, falou sobre o projeto do Tribunal de Justiça de nomeação de servidores de diferentes unidades para atuarem como agentes socioambientais, responsáveis pela conscientização ambiental em seus respectivos andares.

A reunião do grupo de trabalho também contou com definição de metas, que incluem a implementação de políticas de sustentabilidade integradas, o fortalecimento da comunicação entre os parceiros e a realização de ações educativas voltadas para servidores e comunidades atendidas. Essas metas visam ampliar o impacto positivo do programa "Sustenta Minas", promovendo o desenvolvimento sustentável de forma colaborativa e integrada.
Participantes
Participaram da reunião da Rede Sustenta Minas representantes de diversos órgãos públicos, especialmente do Poder Judiciário, entre eles, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG); o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG); o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG); o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Também estiveram presentes representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Rede Sustenta Mais
Desde 2021, o Poder Judiciário está comprometido com as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tratam de sustentabilidade e incentivam ações regionalizadas sobre o tema: nº 400/2021 e nº 550/2024.
A Rede Sustenta Minas foi formalizada por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 48/2023. O objetivo do colegiado é a cooperação técnica entre os partícipes para o intercâmbio de experiências e informações, mediante a implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando à implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial