Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de Missa de celebração à Padroeira de Belo Horizonte

Desembargador Roberto Apolinário de Castro representou o presidente Corrêa Junior


- Atualizado em Número de Visualizações:

Uma missa realizada nesta quinta-feira (15/8) no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, celebrou a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem. A cerimônia também exaltou o recente reconhecimento do Santuário, onde está localizada a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, como o marco zero da capital mineira.

Not---Missa-Nossa-Senhora.jpg
Cerimônia foi realizada no adro da Igreja da Boa Viagem, nesta quinta-feira (15/8) (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Centenas de fiéis, autoridades e religiosos se reuniram no adro da tradicional Paróquia para festejar a conquista, após a realização da Procissão Luminosa, iniciada às 17h, na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), e que seguiu pela avenida Afonso Pena até o Santuário.

O desembargador Roberto Apolinário, integrante da 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, representou na celebração o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e disse ser motivo de honra e satisfação participar da celebração.

“A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei, sancionado pelo senhor prefeito, considerando a Capela de Boa Viagem, hoje Santuário de Boa Viagem, como marco zero de Belo Horizonte. Portanto, é motivo de honra e alegria estar na celebração, representando o presidente do Tribunal de Justiça. Trata-se de um evento muito importante para Minas Gerais e para o Brasil”, afirmou o desembargador.

A missa foi celebrada por Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, que destacou trechos da história de Nossa Senhora da Boa Viagem, reconhecida como a padroeira dos viajantes e, também, pela solidariedade que demonstrava ao próximo. “Ela se antecipou na prática do bem, na prática da solidariedade e do amor. Que nós aprendamos a ser sempre solidários, começando com aqueles que estão próximos de nós”, acrescentou.

Not---Missa-Nossa-Senhora--5-.jpg
O desembargador Roberto Apolinário de Castro representou o presidente do TJMG na celebração (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Reflexos

O padre José Cícero Marques Júnior, pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, ressaltou que o reconhecimento da Igreja da Boa Viagem como marco zero "traz um peso a mais na questão de benefícios que nós, ao longo de vários anos, temos lutado para a nossa comunidade, com o melhor cuidado para a nossa praça, e a questão da segurança, que estava bem difícil aqui". 

Not---Missa-Nossa-Senhora--4-.jpg
Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, e o desembargador Roberto Polinário (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“É também uma alegria para Belo Horizonte ter como padroeira Maria, a Senhora da Boa Viagem, que abençoa toda a nossa cidade, o Poder Judiciário, o município e o estado”, completou o padre José Júnior.

Também participaram do evento o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, e outros vereadores, entre eles Sérgio Fernando, autor do projeto de reconhecimento da Igreja da Boa Viagem como marco zero de Belo Horizonte.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial