O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Rogério Medeiros, representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, no domingo (7/9), na cerimônia do desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, na Avenida Afonso Pena, região Central de Belo Horizonte.
O evento contou com a passagem em revista das tropas pelo governador do Estado, Romeu Zema, e pelo comandante da 4ª Região Militar (RM) do Exército Brasileiro, general de divisão Adriano Fructuoso da Costa, seguida pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte.

Em sua fala, o desembargador Rogério Medeiros destacou o simbolismo da data:
"O 7 de Setembro é a data mais importante do Brasil, pois representa a nossa independência, em 1822, de Portugal. Todo ano é uma oportunidade de celebrarmos a nossa pátria e o nosso sentimento de nação. Já dizia o filósofo francês Ernest Renan (1823-1892), que a nação somos nós, os presentes, os nossos antepassados e também as gerações vindouras. É uma obra permanente de união, de construção e de paz. Espero que o Brasil, que vive momentos tão conturbados, reencontre, com a maior brevidade possível, esse sentimento de nação, união e prosperidade."
O desfile foi encerrado pelo Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Ao todo, participaram 750 militares, 46 veículos e 530 alunos do Colégio Tiradentes.
Forças de segurança
O tradicional desfile reuniu representantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além de órgãos de segurança pública e da sociedade civil.
A PMMG esteve presente com o Batalhão de Trânsito (BPTran), o Comando de Missões Especiais (Rotam, Choque, Bope, Canil e Cavalaria) e diversas unidades especializadas. Também participaram alunos do Colégio Tiradentes e integrantes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A apresentação contou ainda com o apoio aéreo da PCMG, representado pela aeronave Carcará Zero Um, utilizada em operações policiais estratégicas.
O efetivo do CBMMG apresentou tropas de diferentes áreas de atuação, como busca e salvamento, mergulho, combate a incêndios urbano e florestal, atendimento pré-hospitalar, resgate em altura e salvamento terrestre, além de atividades de prevenção e defesa civil. A corporação desfilou acompanhada por sua banda de música, alunos dos cursos de formação de oficiais e praças, representantes de todas as unidades da Grande Bh e os mascotes Foguinho e Faísca.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas gerais (Sejusp) também marcou presença, com cerca de 300 servidores, incluindo policiais penais, agentes do Sistema Socioeducativo e integrantes da Subsecretaria de Integração da Segurança Pública.
* Com informações da Agência Minas
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial