
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, esteve presente na solenidade em comemoração aos 94 anos do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, realizado na manhã desta quinta-feira (24/4).
“É uma honra muito grande estar aqui neste momento histórico, para esta unidade e para uma das instituições mais importantes da nossa sociedade, que é o Corpo de Bombeiros. Além da importância da própria corporação, objeto de orgulho da nossa população, o Corpo de Bombeiros é composto por homens e mulheres que se dedicam diariamente a ajudar as pessoas e a salvar vidas. Nós estamos comemorando o aniversário de um estabelecimento emblemático, que é o mais antigo batalhão de Belo Horizonte, que merece o respeito de todos nós, mineiros, e ainda é vizinho do nosso Tribunal de Justiça, então nós temos essa proximidade afetiva e uma proximidade territorial também”, falou.
Na ocasião, foram realizadas homenagens a autoridades civis e aos militares da corporação que receberam a Medalha do Mérito Militar.
Ligação com o batalhão
O presidente da Corte mineira também falou sobre sua ligação com o batalhão.
"Quando trabalhei na 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado, no 14º andar, eu tinha uma visão privilegiada dessa unidade e presenciava duas das atuações relevantíssimas exercidas pelo Corpo de Bombeiros. A primeira, aquela que é por nós conhecida, é o trabalho nas ruas com as emergências. Eu ouvia as sirenes e via as viaturas saindo, e ficava preocupado com o que poderia estar acontecendo, mas ao mesmo tempo reconfortado porque sabia que o serviço público já estava atuando com a participação do Corpo de Bombeiros. E a outra situação que presenciava era as crianças aprendendo a nadar na piscina do batalhão”, contou.
GSI
O juiz auxiliar da presidência, Marcelo Rodrigues Fioravante, enfatizou que “a assessoria do Corpo de Bombeiros junto o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) exerce um trabalho muito importante não só com os treinamentos de brigada, mas também quanto à questão das vistorias das nossas unidades e dos nossos edifícios”.

Respeito
A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan agradeceu a presença do presidente do TJMG.
“É uma honra muito grande ter a presença do senhor nessa solenidade hoje, pois demonstra um respeito e uma admiração pela nossa corporação e pelos militares que estão na linha de frente prestando serviço para a sociedade”, disse.
Sobre as comemorações dos 94 anos do batalhão, a comandante-geral disse que tem um simbolismo histórico e uma relevância muito grande para a corporação.
“O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais começou a ser criado nessa unidade. Foi o início da nossa prestação de serviço para a sociedade lá atrás, em 1931, onde era uma realidade totalmente diferente da capital. Todos os militares que passam por aqui são profissionais super empenhados, nossa prestação de serviço é exemplo em todo o estado”, afirmou a comandante-geral.
O comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Abel Moura de Fonseca, agradeceu a presença dos 250 homens e mulheres presentes ao evento que fazem parte do 1º Batalhão que atendem as cidades de Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, Rio Acima e Itabirito.
“Quero agradecer a cada um dos senhores por participar e aprimorar o serviço do primeiro batalhão nesses 94 anos. Somos submetidos a riscos que não controlamos, em prol de pessoas que nem conhecemos, nossa profissão é essencial para a sociedade e agradeço a cada um dos que fazem parte dessa longa história de respeito a nossa corporação”, disse ela.
A cabo Alessandra Consendey, que recebeu duas homenagens durante a solenidade, com a Medalha do Mérito Militar e uma medalha por fazer parte do 1º Batalhão, falou emocionada sobre essa conquista.
“Eu fiquei muito surpresa com essas homenagens, e sei que é uma forma de reconhecimento do batalhão pelos serviços prestados. E por ser mulher e ganhar uma medalha de destaque operacional é bem marcante é um reconhecimento muito significativo”, falou.
Mesa de Honra
Participaram da solenidade o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, o deputado estadual, Charles Santos, a comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Amanda Cristina Miranda; o diretor de atividades técnicas, coronel Luiz Frederico Barreto Pascoal; o diretor de assuntos institucionais, coronel João Guilherme Britto Vieira; o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), coronel Rodrigo de Faria Mendes e o diretor de previdência do IPSM, coronel veterano, Sérgio José Ferreira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial