Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG lidera ranking que mede celeridade na tramitação de processos

Relatório "Justiça em Números 2023" do CNJ mostra bom desempenho da Corte mineira


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Fachada-sede-TJMG._3.jpg
O TJMG obteve resultados positivos no Relatório Justiça em Números 2023 divulgado pelo CNJ (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresenta o menor tempo médio de tramitação dos processos pendentes na comparação com os cinco tribunais de grande porte (TJRS, TJPR, TJSP, TJRJ e TJMG), conforme o Relatório Justiça em Números 2023, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O Relatório Justiça em Números 2023 é uma minuciosa radiografia anual com informações detalhadas sobre o desempenho dos órgãos que integram o Poder Judiciário brasileiro, com abordagem dos gastos, estrutura em geral e eficiência. Os últimos números divulgados são referentes a 2022.

Segundo o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, os indicadores confirmam o empenho para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais célere e eficiente. “O desenvolvimento constante de boas práticas viabiliza um judiciário cada vez mais ágil e forte, que vai ao encontro das necessidades da população”, disse. 

Para o corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, é motivo de comemoração a marca alcançada de menor tempo médio de tramitação dos processos pendentes. “Essa constatação resulta da dedicação daqueles que estão na linha de frente da atividade jurisdicional e laboram para tornar mais ágil a resposta do Poder Judiciário àqueles que nos procuram em busca de justiça”, ressaltou.

Not-PresJoseArthur-Corredor.jpg
Presidente José Arthur Filho e corregedor-geral de Justiça, desembargador Corrêa Junior, enalteceram as estratégias de governança do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Processos pendentes

Segundo o relatório de 2023 do CNJ, o tempo médio de tramitação dos processos pendentes no TJMG foi de 3 anos e 3 meses, resultado melhor do que a média de todos os tribunais estaduais (4 anos e 6 meses) e, ao lado do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o menor tempo médio entre os tribunais de grande porte. O item analisado diz respeito à duração média dos processos que ainda estavam pendentes em 31/12/2022.

Ainda de acordo com o relatório do CNJ, o tempo médio dos processos físicos pendentes na Justiça estadual foi de 10 anos e 7 meses, enquanto no TJMG o tempo médio foi de 5 anos e 11 meses. O resultado foi o melhor entre os tribunais de grande porte. Quanto aos processos eletrônicos pendentes, o tempo médio dos tribunais estaduais foi de 3 anos e 6 meses. No TJMG, o tempo médio foi de 2 ano e 10 meses, a melhor marca entre todos os tribunais de grande porte. 

Processos baixados

Conforme o Relatório Justiça em Números 2023, os processos que foram solucionados em 2022 nos tribunais estaduais tiveram um tempo médio de tramitação de 2 anos nos casos eletrônicos e de 7 anos e 8 meses nos trâmites físicos. 

Na Justiça mineira, o tempo médio de tramitação dos processos eletrônicos baixados foi de 1 ano e 8 meses. Já o tempo médio dos processos físicos baixados no TJMG foi de 4 anos e 7 meses, o melhor desempenho entre os cinco maiores tribunais do país.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial