Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG leva propostas de melhorias para o eproc

Comitiva participa, no TJSP, da 5ª Reunião Negocial Principal de Gestão de Demandas do eproc Nacional


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 3 Evento Eproc em Sao Paulo.jpg
Comitiva do TJMG em São Paulo levou propostas e está debatendo melhorias no eproc (Crédito: Divulgação / TJMG)

Em busca do aprimoramento do sistema de processo judicial eletrônico eproc, que se tornou o padrão de tramitação processual no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, e uma comitiva do Judiciário mineiro estão participando da 5ª Reunião Negocial Principal de Gestão de Demandas do eproc Nacional 2025, nesta segunda-feira (6/10), em São Paulo (SP). O evento está sendo sediado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O grupo do TJMG é composto, ainda, pelo juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Armando Ghedini Neto; pelo gestor judiciário do Grupo Executivo de Auxílio para a Implantação e a Gestão Integrada do Sistema eproc (Gex-eproc), Marcos Henrique de Oliveira; pelo gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe), Gilberto Miranda Barbosa Júnior; pelo gestor técnico do eproc, João Ricardo de Oliveira Alves; e pela gestora negocial Gisleide Aidano Monteiro Werneck.

Segundo o desembargador Leite Praça, ao permitir a apresentação de demandas de várias das cortes de Justiça que adotaram a plataforma, o compartilhamento de sugestões e propostas beneficia toda a comunidade que aderiu ao sistema. A delegação mineira levou a solicitação de criar um campo para permitir configurar a marcação padrão do checkbox “Manter para a próxima sessão”.

Not 5 Evento Eproc em Sao Paulo.jpg
O desembargador Leite Praça destacou os ganhos do trabalho colaborativo para a comunidade eproc (Crédito: Divulgação / TJMG)

“O eproc vem se consolidando como o sistema nacional de processo eletrônico por excelência. Sua governança colaborativa e atualização tem resultado num alto grau de satisfação dos usuários. Celebramos o ingresso de mais dois tribunais estaduais, o do Amapá (TJAP) e o do Paraná (TJPR), portanto, a comunidade eproc hoje é integrada por 21 Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais. Nesses encontros são debatidas sugestões de melhorias e evoluções, que, caso aprovadas, são desenvolvidas e disponibilizadas rapidamente. Fica claro que estamos lidando com um sistema eficiente, estável e que propicia aos usuários o que há de mais moderno no processo eletrônico”, afirmou o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG.

Está prevista para os dias 17 a 19/11, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a 6ª Reunião Negocial Principal de Gestão de Demandas do eproc Nacional, voltada para avaliação e definição do calendário das versões do eproc. Na data, também ocorrerá o 2º Encontro Técnico eproc, focado em desenvolvimento e infraestrutura.

Desenvolvido e cedido ao TJMG pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o sistema eproc agiliza e moderniza a tramitação eletrônica de processos, na 1ª e na 2ª Instância, de forma integrada e com acesso via internet a partir de qualquer dispositivo. Uma de suas características é a possibilidade de customização do sistema conforme a realidade de cada tribunal, e o modelo colaborativo, pelo qual os aprimoramentos sugeridos por usuários institucionais podem ser incorporados por todos os interessados.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial