O 1° vice presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, apresentou nesta segunda-feira (07/11), durante reunião no Tribunal Pleno com diversos desembargadores da Corte Mineira, o painel tático desenvolvido pelo TJMG com informações estatísticas da situação processual de todos os gabinetes da segunda instância. A ferramenta atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que os desembargadores tenham uma visão global não apenas dos processos a eles vinculados, que estão disponíveis para serem analisados no gabinete, mas também daqueles que tramitam no cartório, que aguardam diligência ou manifestação da procuradoria.

Os painéis táticos foram desenvolvidos pela 1ª Vice-Presidência em parceria com a Secretária de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad) e com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) com atualização diária e aplicação de filtros dinâmicos. A consulta ao material contribui para a melhoria e aperfeiçoamento da gestão e do trabalho nos gabinetes dos desembargadores e nos cartórios judiciais da 2ª Instância.
O desembargador Alberto Vilas Boas destaca que esta iniciativa possibilitará ao Judiciário uma prestação de serviço mais eficiente. “A criação dos painéis vai permitir que o desembargador consiga visualizar os processos, a produtividade de sua equipe e possa reorganizar as formas de trabalhos e estabelecer novos fluxos no âmbito do gabinete para que sua produtividade possa ser aumentada”, disse.
O desembargador Alberto Vilas Boas acrescentou que a comparação entre os magistrados também pode ser benéfica. “Os painéis permitem que o desembargador possa averiguar quais são as boas práticas que outros gabinetes similares estão realizando, de modo que ele possa se aproveitar dessas boas práticas e implementá-las no seu ambiente de trabalho para melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade”, afirmou.
Segundo a juíza auxiliar da 1ª vice-presidência, Mônica Silveira Vieira, ter uma visualização clara dos dados estatísticos facilita a compreensão de cada unidade. “Usar estes dados visíveis por meio de painéis estratégicos permite fazer atividades analíticas e elevar o nível de compreensão. Quando eu vejo gráficos de diversas espécies eu consigo visualizar a situação da unidade de uma forma mais concreta”, ressaltou.
Os painéis mostram, por exemplo, dados sobre os processos conclusos, documentos gerados no gabinete, processos julgados e aptos a julgamento, acervo em tramitação, acervo sobrestado, processos distribuídos e processos baixados. A consulta, a princípio, fica restrita ao público interno, por meio da intranet disponível no portal do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial