Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG irá sediar o III Encontro Nacional de Bibliotecas do Judiciário

Evento será realizado em março de 2026


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá sediar o III Encontro Nacional de Bibliotecas do Judiciário (Enabijud), a ser realizado em março de 2026. Além disso, o TJMG será o organizador da 1ª edição virtual do encontro, que acontecerá em março de 2025, contando com palestras de bibliotecários e operadores do direito sobre temas relacionados à prática da biblioteconomia jurídica.

not-REUNIaO-ENABIJUD-200924.jpg
Reunião online que definiu o TJMG como sede da próxima edição do Encontro Nacional foi realizada na sexta-feira (20/9) (Crédito: Reprodução)

As definições foram anunciadas em reunião online, realizada na sexta-feira (20/9), entre integrantes do comitê gestor do Enabijud. O encontro foi conduzido pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidente da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), gestora do evento.

A candidatura do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi construída em estreito diálogo com o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e previamente apresentada pelo Superintendente-Adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), desembargador Maurício Pinto Ferreira.

O plano de ação e intenções do Tribunal mineiro foi apresentado, durante a reunião online, pelo diretor Executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) do TJMG, Thiago Doro. Segundo ele, a edição sediada pelo TJMG abordará, dentre outros, os seguintes temas:

•         As evoluções nos serviços de biblioteca jurídica e pesquisa jurídica;

•         A Inteligência Artificial generativa no serviço de biblioteca e como fonte de informação;

•         A Agenda 2030 da ONU e a contribuição das bibliotecas jurídicas.

Enabijud

O Enabijud tem apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM).

Os encontros tratam de assuntos como “Estratégias de marketing para bibliotecas jurídicas”; “Inteligência artificial, transformação digital e experiência do usuário nas bibliotecas”; “Repositório de dados de pesquisas jurídicas”; “Requisitos técnicos para contratação de bases de dados jurídicas”; “Bibliotecas jurídicas no contexto da Agenda 2030 da ONU”; “Métricas em repositórios digitais” e “Bibliotecas Judiciais”.

Os dois eventos anteriores foram realizados em 2023, organizado pelo TRF 1ª Região, em Brasília, e 2024, organizado pelo TRF 2ª Região, no Rio de Janeiro, quando foi decidido que a periodicidade passaria a ser bienal.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial