Na Arena MRV, local onde é comum ouvir cânticos dos torcedores para celebrar gols e vitórias, o clima foi outro na última sexta-feira (7/11): o estádio do Clube Atlético Mineiro, palco de grandes emoções do futebol, se transformou em um altar para celebrar o amor de 101 casais.
Sob o olhar atento de familiares e com a presença de autoridades e da imprensa, a multidão, que normalmente vibra com as jogadas, foi substituída por noivos e noivas, trocando alianças em um casamento comunitário.
Veja as fotos dos casais.
O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado Minas Gerais (TJMG), por meio da 3ª Vice-Presidência e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Belo Horizonte (Cejusc/BH), Corregedoria-Geral de Justiça, em parceria com o Instituto Galo, braço filantrópico do Atlético-MG, e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).
A iniciativa encerra a XX Semana Nacional da Conciliação, aberta no dia 3/11.
A cerimônia ecumênica foi comandada pelo padre Edecildo José Antônio Prado da Silva, da paróquia Santa Maria Mãe de Deus, e pelo pastor Wanderley Ferreira Campos, da Igreja Batista Getsêmani.
Os casais trocaram alianças e receberam as certidões de conversão de união estável em casamento.
Em seguida, na área de circulação das arquibancadas do Setor Brahma Norte da Arena MRV, eles participaram de uma comemoração com direito a bufê e show musical, precedido pela tradicional Charanga do Galo.
Para participar do casamento comunitário, os casais se inscreveram no Cejusc/BH, Fórum Digital de Venda Nova e Posto de Atendimento Pré-Processual - PAPRE da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Além de morar em Belo Horizonte, precisavam ser formados por pessoas maiores de idade e capazes, com união estável há mais de um ano e que desejavam convertê-la em casamento.
No ato da inscrição, os casais precisaram estar acompanhados de duas testemunhas, que não poderiam ser seus parentes.
O preenchimento de vagas obedeceu à legislação específica, com apresentação completa da documentação exigida para o casamento civil.
Celebração e descontração
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior agradeceu à presidência do Instituto Galo pela realização da solenidade e pela "oportunidade de celebrar o amor".
Ele destacou a honra de estar pela 1ª vez na Arena MRV, para presenciar a solenidade, a qual chamou de "gol de placa", e propôs uma reflexão aos casais:
"Casamento é sacrifício, é compreensão, é paciência, é busca pela harmonia, é se colocar no lugar do outro ou da outra sempre com muito equilíbrio e muita dedicação. Este é um evento emblemático para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estamos realizando sonhos e demonstrando que a nossa Instituição atua em favor da cidadania."
Simbolismo e importância
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, ressaltou a natureza pluralista do evento e registrou a satisfação em ver a presença de casais homoafetivos.
"Isso reforça o compromisso constitucional com a dignidade humana."
Ele defendeu o princípio de que as pessoas têm o direito à felicidade:
"Os senhores e as senhoras, hoje, estão exercendo plenamente esse direito. A sociedade deve sempre respeitar, acolher e aplaudir as escolhas de cada um."
O desembargador Rogério Medeiros enfatizou, ainda, que o evento fechou "com chave de ouro" a Semana Nacional da Conciliação, dizendo que o Judiciário moderno, mais do que julgar, deve buscar pacificar "acima de tudo, estimulando que os conflitos se resolvam amigavelmente".
Em direção à cidadania
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi, destacou que o casamento comunitário representa mais do que uma ação isolada, é um movimento da Justiça em direção ao cidadão.
"Esta não é apenas uma ação pontual, é a Justiça indo ao encontro das pessoas onde elas estão, para promover direitos, simplificar a vida e semear cidadania. Esta ação garante segurança jurídica para o amor que já existe."
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Belo Horizonte, Marco Antônio Feital Leite, enfatizou que a iniciativa foi voltada para famílias de baixa renda que puderam converter uniões estáveis em casamento civil.
O magistrado ressaltou a importância constitucional e social da família como a célula básica da sociedade.
A presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, comemorou a parceria entre o Instituto Galo e o TJMG, destacando que a cerimônia foi um ato de confirmação de direitos e dignidade.
Ela celebrou o fato de a Arena, que é um símbolo de paixão e pertencimento, sediar um momento de união.
No mesmo sentido, o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, enfatizou a alegria de ver a Arena MRV servindo à comunidade e abrindo as portas para a realização de sonhos, reforçando a visão do futebol como ferramenta de cidadania
Semana da Conciliação
Realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação envolve Tribunais de Justiça, do Trabalho e Regionais Federais com foco no incentivo do uso de métodos consensuais para resolução de litígios em todo o País.
Além dos pedidos recebidos pelo "Canal Quero Conciliar", o TJMG marcou 22.024 audiências para mediação e conciliação para serem realizadas no período, sendo 21.183 de conciliação / mediação de matéria Cível e outras 841 audiências preliminares de matéria Criminal.
As audiências envolveram todas as 298 comarcas espalhadas pelo Estado.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Simone Saraiva de Abreu Abras; o juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Belo Horizonte, Marco Antônio Feital Leite; a representante do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) e do Colégio Registral de Minas Gerais, Letícia Franco Maculan Assumpção; a presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho; o vice-presidente do Instituto Galo, Walter Fróes; o presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho; o vice-presidente do Clube Atlético Mineiro, Márcio André de Brito; o padre Edecildo José Antônio Prado da Silva, da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus; e o pastor Wanderley Ferreira Campos, da Igreja Batista Getsêmani Missão Pousada.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial