Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inicia 14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos

Ação educacional será realizada de 13/5 a 9/8


- Atualizado em Número de Visualizações:

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta segunda-feira (13/5), na abertura do 14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, também esteve no evento.

Not-1---Abertura-do-14--Curso-Formacao-de-Juizes-Substitutos.jpg
14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos foi aberto nesta segunda-feira (13/5) (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

O curso, que segue até 9 de agosto deste ano, é destinado aos 64 aprovados e nomeados no Concurso Público, de Provas e Títulos, para Ingresso na Carreira da Magistratura, regido pelo Edital 01/2021, e que foram empossados no dia 9/5.

Durante a ação educacional da Ejef, as juízas e os juízes serão capacitados para atuar com segurança, celeridade e qualidade na prestação jurisdicional, estabelecendo relações interpessoais e institucionais baseadas no aprimoramento humanístico, ético, político e social.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, ressaltou a importância da capacitação de magistradas e magistrados. "É preciso que passem por um processo inicial de formação na Escola para que tenham contato com juízas e juízes mais experientes, que possam transmitir os conhecimentos necessários para o início da judicatura”, disse.

Not-3---Abertura-do-14--Curso-Formacao-de-Juizes-Substitutos.jpg
O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (esq.), e o 2º vice-presidente do TJMG e o diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch, ressaltaram a importância do curso de formação de juízas e juízes (Crédito: Raul Machado)

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, parabenizou os participantes e afirmou que a atividade educacional os auxiliará no entendimento do funcionamento do Poder Judiciário mineiro.

“Vocês estarão aqui nas mãos competentes da nossa Escola, que é uma referência como Escola Judicial no País, participando do curso que tem um objetivo muito importante, que é saber o que se deve e ou não fazer como magistrada ou magistrado. Vocês serão designados para as comarcas em breve e, a partir daí, prestarão um serviço muito importante para cidadania e para o povo de Minas Gerais", afirmou.

De acordo com o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch, o curso é um importante momento para o Tribunal e para as 64 juízas e juízes que atuação em comarcas do Estado. "Eles irão aprender habilidades da magistratura e essa é a função da Escola Judicial. Além disso, eles aprenderão sobre gestão de pessoas, de documentos, de patrimônio e de gabinetes. Sejam todos bem-vindos, que tenham uma vida profícua na magistratura, que tenham sucesso e saibam realmente construir pontes na atuação profissional”, disse.

Not-4---Abertura-do-14--Curso-Formacao-de-Juizes-Substitutos.jpg
O desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, parabenizou as novas magistradas e os novos magistrados (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

O desembargador do TJMG Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, também parabenizou os participantes e ressaltou a responsabilidade que terão ao assumir seus cargos no Poder Judiciário.

"De fato, é uma vitória muito grande. Não é apenas uma honraria. É uma obrigação para com o jurisdicionado e para com o interesse público. A Escola Judicial Mineira é a mais antiga do Brasil, tem grande respeitabilidade e competência”, afirmou.

O curso

O 14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos contará com 496 horas/aula e diversos módulos que abordarão temas como políticas e programas do TJMG, ferramentas e sistemas, segurança institucional do Poder Judiciário e estágios de graduação e pós-graduação no Tribunal; além da realização de oficinas.

A atividade acadêmica será dividida nos seguintes eixos: "Atuação Institucional e Gerencial"; "Justiça e Sociedade" "Técnica dos Atos – Cível e Criminal"; "Juizados Especiais"; "Prática Supervisionada"; "Acompanhamento Psicossocial"; "Acompanhamento Pedagógico"; "Módulo Nacional Enfam e Módulo Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)".

Presenças

Not-5---Abertura-do-14--Curso-Formacao-de-Juizes-Substitutos.jpg
O curso da Ejef destinado às 64 juízas e juízes segue até dia 9 de agosto (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Compuseram a mesa de honra da abertura do curso o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o desembargador do TJMG Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026; a superintendentes adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel Santos; os desembargadores membros do comitê técnico da escola, Paulo Calmon Nogueira da Gama e Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Também participaram do evento a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte; o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant; o superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago; o superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa; os desembargadores Paulo de Tarso Tamburini Souza, Maurício Pinto Ferreira e Nicolau Lupianhes Neto; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo; o juiz aposentado Agnaldo Rodrigues Pereira; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; e o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa de Souza.

Veja aqui outras fotos da abertura do 14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial