Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG firma parceria com Fundep

O objetivo do contrato é a preservação do acervo arquivístico digital


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---parceria-fundep-tjmg----GERAL----08.07.22.jpg
TJMG firma contrato de gestão documental digital para seu acervo (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) firmou contrato, nesta sexta-feira (8/4), com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para a gestão do projeto de pesquisa da preservação de seu acervo arquivístico digital. O projeto será coordenado e executado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Gerência de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada (Gedoc).

De acordo com o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, com a realização desse contrato a ação de gestão de documentos do Tribunal poderá ser feita de forma efetiva e acessível.

“Esse trato é muito importante, não só para preservação da memória, mas para preservação do próprio futuro da instituição, garantindo o acesso a toda a documentação histórica e possibilitando a construção de um futuro seguro por meio da arquivística”, disse.

O assessor jurídico da Fundep, Bruno de Moura Teatini, considera essa parceria um instrumento inovador, que vai dar muito resultado. “O trabalho é um desenvolvimento de produto que irá agregar muito ao Tribunal do ponto de vista do desenvolvimento digital”, afirma.

Já o diretor-executivo da Gestão Documental do TJMG, Fernando Rosa, destacou o pioneirismo da instituição na utilização dessa tecnologia. “A nossa ideia, a partir desse projeto de gestão documental, é direcionar e especificar de forma a trazer melhor utilidade e significado aos documentos, o que na realidade é o que a população necessita”, afirmou.

Segundo a gerente de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada (Gedoc), Simone Meireles Chaves, esse projeto é justamente o amparo para que os documentos institucionais se mantenham íntegros, autênticos, confiáveis e acessíveis pelo tempo que se faz necessário de acordo com a tabela de temporalidade.

“O arquivo não existe para guardar documento, ele existe para dar acesso, preservar memória, a história da instituição e das pessoas. Esperamos deixar um legado para o futuro para amparar os profissionais que virão, e manter nossa história viva", afirmou Simone Chaves.

not---parceria-fundep-tjmg----FERNANDO-ROSA----08.07.22.jpg

Da esquerda para a direita, o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto, a servidora Simone Meireles Chaves, o representante da Fundep, Bruno Teatini, e o diretor-executivo Fernando Rosa (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Presenças

Estiveram presentes também na celebração do contrato o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; as desembargadoras Mariangela Meyer e Sandra Fonseca; os desembargadores José Marcos Vieira e Jaubert Carneiro; a juíza auxiliar da Presidência Rosimere das Graças do Couto e os servidores da Gedoc Wladimir de Souza Santos, Izabela Pinto Maluf e Barbara Washa de Melo.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial