Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG faz doação para mulheres vítimas de violência doméstica

Doze famílias abrigadas pela casa receberam roupas e calçados


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-doacoes.jpg
As doações trarão mais conforto e alegria para as 12 mulheres e 18 crianças que atualmente vivem no abrigo

Tendo em vista a situação de vulnerabilidade em que as mulheres vítimas de violência doméstica chegam à casa de acolhimento Sempre Viva, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Núcleo de Voluntariado, procedeu, na manhã desta sexta-feira (13/11), à doação de roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene pessoal para a instituição.

Os itens entregues ao abrigo foram arrecadados numa campanha realizada em setembro, nas unidades do Judiciário da capital. De acordo com a desembargadora Maria Luíza de Marilac, presidente do Núcleo de Voluntariado, além de toda a luta no combate à violência contra a mulher empreendida pela Justiça, tanto com ações de prevenção quanto de punição ao agressor, é necessário também que se preste assistência às vítimas desse tipo de violência. “Na maioria das vezes, com a intenção de preservar sua vida, a mulher agredida ou ameaçada chega a essas casas de acolhimento levando somente a roupa do corpo e os filhos”, disse a magistrada.

Para a superintendente do Consórcio Mulheres das Gerais e coordenadora da Casa Sempre Viva, Karla França, o apoio recebido pelo TJMG é muito importante para que seja possível prestar um serviço de qualidade e eficiência no acolhimento das mulheres em situação de violência de gênero. “As doações são sempre bem-vindas, e o Tribunal de Justiça por diversas vezes tem contribuído nesse sentido”, ressaltou.

A coordenadora explica que o local recebe mulheres em risco iminente de morte, que comumente chegam com seus filhos menores de 18 anos. Segundo ela, a casa tem capacidade para receber 20 famílias e hoje abriga 12 mulheres e 18 crianças.

Consórcio

A Casa Sempre Viva integra o Consórcio Mulheres das Gerais, que oferece atendimento social, psicológico e jurídico às vítimas de violência doméstica. No abrigo, além de conviverem com outras mulheres, elas fazem oficinas e outras atividades para fortalecer a autoestima.

O consórcio dá suporte a mulheres das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova Serrana, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia.

De acordo com Karla França, os itens mais necessários no abrigo são roupas, incluindo as infantis e de bebê, calçados e materiais de higiene pessoal.

Os interessados em doar podem ligar para 3484-2387.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial