Sorrisos, palmas e gritos de alegria marcaram a manhã desta quarta-feira (22/10) no Centro de Educação Infantil Casa da Criança, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social da região do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
Um grupo de 80 crianças, de 4 meses e 3 anos, recebeu a visita de membros do Núcleo do Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que levaram mais de mil brinquedos arrecadados durante o Mês das Crianças.
Para a superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, ações como essas, feitas pela Corte mineira, são de extrema importância:
“É uma forma de demonstrar um olhar de cuidado para as crianças em situação de maior vulnerabilidade social. Doar brinquedos para crianças é sempre uma alegria imensa. Porque, além de proporcionar diversão para elas, estimulamos também o desenvolvimento cognitivo, crescimento e valorização da autoestima.”
Para a diretora da Casa da Criança, Zélia Rezende, foi um “presente especial” poder receber essas doações:
“Essa é uma iniciativa linda e importantíssima, porque elas são crianças que precisam mesmo dessa atenção. Estávamos contando com esse dia para comemorar. Estamos todos muito gratos pelo carinho e pela solidariedade de todos que participaram.”
Amor e paz
Para além dos presentes recebidos, as crianças demonstraram a necessidade de carinho e aconchego. “Tia, quero colo!” foi uma das frases de boas-vindas mais ditas pelos pequenos.
Alguns foram “mais ousados” e esticaram os braços pedindo abraço dos visitantes.
As crianças foram reunidas em uma das salas da instituição, para que a diretora Zélia Rezende revelasse a chegada dos integrantes do TJMG com uma “surpresa”.
Os olhinhos se arregalaram quando os pequenos viram a quantidade de brinquedo que seria entregue.
A emoção foi tanta que as crianças correram para pegar um presente e começar a brincar. Até quem estava um pouco “tímido” no início, logo demonstrou alegria.
“As crianças são cativantes demais. São anjos. Não precisamos de muito esforço, porque só de nos verem eles já ficam felizes. Poder trazer esses presentes é, realmente, o mínimo que podemos fazer. Alegra o coração e deixa a gente em paz”, comentou a voluntária do NV/TJMG Aparecida Maria Paganelli Corrêa.
No dia 16/10, foi realizada uma entrega na Fundação Sara, instituição que presta assistência social a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer e a seus familiares. Já no dia 17/10, entrega semelhante ocorreu no Hospital da Baleia.
Ao todo, a campanha de 2025 do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça conseguiu arrecadar 1.379 brinquedos. Desses, 34 foram para a Fundação Sara, 31 para o Hospital da Baleia e 1.266 para o Centro de Educação Infantil Casa da Criança.
O NV/TJMG deve receber outros 48 brinquedos, que serão distribuídos para uma quarta instituição de acolhimento.
Participaram da entrega dos presentes desta quarta-feira (22/10) a superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG e membro do NV, João Victor Rezende; a voluntária do NV/TJMG Aparecida Maria Paganelli Corrêa; e as colaboradoras Claudhya Vasconcelos, Jaqueline Martins e Vanessa Lidiane.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
